- Edição Nº2094  -  16-1-2014

Direitos na «Saúde 24»!

Estavam marcadas para anteontem e ontem, respectivamente no Porto e em Lisboa, duas reuniões entre o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e os enfermeiros que prestam serviço na Linha de Cuidados de Saúde, responsável pelo serviço «Saúde 24». Na agenda estava a situação laboral na Linha de Cuidados de Saúde e a luta dos trabalhadores que aí prestam serviço, que se expressou numa paralisação de 24 horas no dia 4 de Janeiro em outros protestos.

Os enfermeiros da «Saúde 24» acusam a administração da empresa concessionária do serviço de pretender baixar salários, de manter há largos anos situações de «falsos recibos verdes» e de, perante a contestação, ter começado a despedir como forma de pressão. No dia da greve, aliás, os trabalhadores em greve foram substituídos por supervisores.

Na sequência de um primeiro encontro com estes trabalhadores, nos dias 3 e 6, o SEP esteve reunido no dia 9 com o Conselho de Administração, expressando as suas reclamações essenciais. Está prevista outra reunião com o CA após as reuniões desta semana com os trabalhadores.