Aconteu
Privatização travada em Odivelas

Os presidentes da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), e Odivelas, Susana Amador (PS), anunciaram, na segunda-feira, 7, a constituição de uma empresa intermunicipal para gerir o abastecimento de água e a recolha de lixo nos dois concelhos.

Em virtude do acordo alcançado, Susana Amador anunciou que o município de Odivelas irá proceder à anulação do concurso público que tinha lançado para a concessão a privados do abastecimento de água no concelho.

A decisão, que vem sanar a questão da partilha dos SMAS, que se arrastava desde a criação do município de Odivelas em 1988, foi saudada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias Locais (STAL), como a melhor solução para os trabalhadores e populações.

O conselho de administração da futura empresa será constituído por representantes dos dois municípios, sendo a presidência rotativa, segundo estabelece o documento assinado pelas duas câmaras. Actualmente os SMAS de Loures empregam cerca de mil trabalhadores e servem um universo de 350 mil pessoas nos dois municípios.


EUA espiam organizações de direitos humanos

Edward Snowden, ex-funcionário da agência de segurança norte-americana NSA, disse ao Conselho da Europa, esta terça-feira, que a organização espiou defensores dos direitos humanos, citando como exemplo a Amnistia Internacional e o Observatório dos Direitos Humanos.

«Os direitos humanos só podem ser protegidos se for assegurado que as leis são claramente redigidas e que os termos usados não são interpretados segundo as conveniências de qualquer órgão judicial ou agência de informações secretas, sem que o público esteja a par e dê o seu consentimento», afirmou Snowden, citado pela Euronews, numa audição por teleconferência em directo, a partir de Moscovo, onde se encontra exilado. O antigo funcionário da NSA fez notar que os «EUA passam a vida a dizer que querem proteger os direitos humanos e as pessoas que os defendem», o que não é compatível com a existência de «um programa especial para espiar a Amnistia Internacional ou a Unicef».

Os EUA consideram Snowden um traidor e querem julgá-lo.


Constância lança Prémio O´Neill

A Câmara de Constância decidiu promover o concurso literário Alexandre O´Neill, figura de vulto da literatura portuguesa com fortes ligações ao concelho que dá nome à Biblioteca Municipal, inaugurada há 20 anos.

Segundo anunciou a autarquia CDU, o prémio literário tem o propósito de valorizar e divulgar a obra do escritor e poeta e fomentar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística.

Em declarações à imprensa, a presidente do município, Júlia Amorim, recordou que Alexandre O´Neill tinha estreitas ligações como ao concelho, «pelas visitas que fazia aos seus amigos, como Vasco de Lima Couto e outros. Começou por arrendar casa e, posteriormente, fixou residência».

Constância é conhecida como Vila Poema por ter albergado grandes figuras das letras, a começar por Luís Vaz de Camões.

O Prémio Alexandre O´Neill, que decorre até 26 de Maio, destina-se a alunos que frequentam estabelecimentos escolares do concelho e à comunidade leitora da Biblioteca Municipal.


Alemanha aprova salário mínimo

O governo alemão aprovou, dia 2, a introdução do salário mínimo nacional, que tem como referência o valor hora de 8,5 euros. A medida, que deverá ainda ser debatida e aprovada pelo parlamento, irá entrar em vigor em Janeiro de 2015, prevê um período de transição até 2017 para os trabalhadores abrangidos por contratos coletivos de trabalho, e exclui menores de 18 anos e os desempregados de longa duração.

No mesmo dia, o ministro do Interior, Thomas Maizière, anunciou uma actualização salarial na função pública, cujas remunerações vão aumentar três por cento este ano e 2,4 por cento em Março de 2015, na sequência de um acordo com os sindicatos alcançado dia 1.


Philip Morris despede na Holanda

O líder mundial da indústria de tabaco, Philip Morris, anunciou, dia 4, o encerramento, em Outubro, da fábrica situada na Holanda e o despedimento de 1230 trabalhadores.

A transnacional de capitais norte-americanos justifica a decisão com a quebra das vendas em 20 por cento.

A fábrica de Bergen Zoom, no Sudoeste da Holanda, não longe do porto de Roterdão, é a maior fábrica do grupo e o maior empregador da região.

A Philip Morris International dispõe de 53 fábricas em todo o mundo, onde emprega mais de 87 mil pessoas.



Resumo da Semana
Frases