Aconteu
Grupo chinês compra seguros da CGD

O Instituto de Seguros de Portugal (ISP) aprovou, dia 17, a venda dos seguros da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ao grupo chinês Fosun.

A entidade afirmou em comunicado que tomou a decisão de não se opor ao negócio, tendo em conta «o compromisso dos adquirentes em manter a estabilidade da gestão das empresas de seguros que passarão a controlar».

A decisão de vender a Caixa Seguros à companhia chinesa por mil milhões de euros foi tomada pelo Governo português, devendo o dinheiro arrecadado ser usado para recapitalizar o banco público.

Esta nova privatização, que deverá ser concretizada até final do semestre, consiste na alienação de pelo menos 80 por cento do capital social e dos direitos de voto da Fidelidade – Companhia de Seguros, da Multicare – Seguros de Saúde, e da Cares – Companhia de Seguros.


Benfica conquista 33.º campeonato

Com dois golos marcados por Lima na baliza do Olhanense, o Benfica sagrou-se campeão nacional, no domingo, 20, a duas jornadas do fim do campeonato, conquistando o seu 33.º título.

A proeza foi comemorada noite dentro por dezenas de milhares de pessoas no Estádio da Luz e nas ruas da capital, em particular na Praça Marquês de Pombal, onde até o monumento ao estadista foi vestido de vermelho.

Pela frente e equipa da Luz tem ainda para conquistar a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.


Curta portuguesa escolhida em Cannes

A curta-metragem «Boa noite Cinderela», de Carlos Conceição, foi selecionada para a Semana da Crítica, evento paralelo ao festival de cinema de Cannes, em França, cujo programa foi anunciado na segunda-feira, 21.

Dedicada a novos talentos, a Semana da Crítica decorrerá de 15 a 23 de Maio, contando com uma competição de longas e curtas-metragens.

«Boa noite Cinderela» é o quinto filme do realizador nascido em Angola em 1979.


Gabriel García Marquez

Gabriel García Marquez, escritor galardoado em 1982 com o Prémio Nobel da Literatura, morreu, dia 17, aos 87 anos.

Em nota divulgada pelo Gabinete de Imprensa, o PCP presta homenagem a este criador, lamentando a sua morte e saudando «a sua obra e os povos que ela pôs em diálogo com todos os outros povos do mundo».

«Narrador fabuloso, agilíssimo contador de histórias em domínios que a sua imaginação criava com os elementos transformados da diversa experiência humana, Garcia Marquez fundou com muitos outros escritores essa admirável criação colectiva que muitos tomaram como uma maneira étnica e geograficamente determinada: o realismo mágico. Essa maneira que começou por ser uma espécie de identidade cultural afirmada e depois se internacionalizou e se expandiu como uma influência cultural latino-americana.

Morreu um grande escritor e um cidadão livre que sempre se manteve ao lado desses povos que vivem nas traseiras do império. Colombiano com um percurso solidário com a luta dos povos, ficam gravadas na memória do povo português as suas palavras de apoio à Revolução de Abril.»


Contrato ilegal nos resíduos açorianos

O Tribunal de Contas considerou ilegal o contrato entre a associação de municípios de São Miguel e a empresa SIGA para exploração da Estação de Tratamento de Resíduos da ilha.

Segundo noticiou a Lusa na segunda-feira, 21, a empresa SUMA, SA ganhou o concurso público em 2008, no valor de 1,1 milhões de euros, mas acabou por entregar o serviço à empresa SIGA.

O Tribunal considera que a nova empresa «não se sujeitou» a nenhum concurso público, nem demonstrou se tinha ou não «capacidades técnicas» para executar o trabalho. Além disso, foram efectuados pagamentos à SIGA superiores a 2,5 milhões de euros, até 2012, que obrigariam à celebração de novo contrato.


PCP reedita «Os Barrigas e os Magriços»

No âmbito das comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril de 1974, o PCP acaba de editar um folheto com o texto do conto infantil de Álvaro Cunhal «Os Barrigas e os Magriços».

A edição é ilustrada com seis desenhos de crianças dos seis aos 11 anos, realizados após a visualização do DVD de animação sobre a mesma obra, que foi lançado na última Festa do Avante!, por ocasião do centenário do nascimento do dirigente comunista. A obra em DVD continua disponível pelo preço de apenas dois euros.



Resumo da Semana
Frases