Aconteu
Crianças da capital vítimas de violência

Apesar de envelhecida, a cidade Lisboa tem um elevado número de crianças que são vítimas de violência doméstica, abandono escolar e negligência. Segundo revelou, dia 6, o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens, Armando Leandro, em 2013 foram registados 4349 processos.

Para o responsável, que falava durante o I Encontro para os Direitos da Criança, «é um número muito pesado que nos deve interrogar», acrescentando que Lisboa representa 6,1 por cento dos processos em todo o País.

Em causa estão «comportamentos que põem em perigo o bem-estar e o desenvolvimento das crianças – violência doméstica, negligência e abandono escolar».

Embora não existam dados que relacionem os casos sinalizados com a crise económica, Armando Leandro admitiu que as dificuldades sociais são causadoras deste tipo de situações.


Tráfego postal é monopólio dos CTT

Os CTT detêm uma quota de 94,7 por cento do tráfego postal total, de acordo com dados divulgados, dia 8, pela Anacom, entidade reguladora do sector.

Em comunicado, a Autoridade Nacional das Comunicações refere, no entanto, que no serviço «expresso» os prestadores alternativos superam os CTT, cuja quota-parte representa 27,8 por cento do tráfego.

Neste segmento, gerador de 40,7 por cento das receitas (184 milhões de euros), seis empresas (Chronopost, Urbanos, Grupo Rangel, General Logistics Systems, DHL e Grupo SEUR) têm quotas individuais superiores a cinco por cento.

Os serviços postais, que empregam actualmente 14,4 mil trabalhadores, registaram uma quebra no tráfego de 8,7 por cento, no primeiro trimestre, face a igual período de 2013, e um crescimento de 2,2 por cento relativamente aos três meses anteriores.


Fusão da Alitalia prevê despedimentos

O acordo entre a Alitalia e as linhas aéreas dos Emirados Árabes Unidos, Etihad prevê o despedimento de 2200 trabalhadores, segundo confirmou, na segunda-feira, 9, o presidente-executivo da companhia transalpina, Gabriele del Torchio.

A Etihad propõe-se adquirir 49 por cento da Alitalia, prometendo uma injecção de capital na ordem dos 560 milhões de euros. No entanto, nas palavras de Del Torchio, o negócio incluiu um processo de reestruturação «complexo e doloroso» para os 12 800 trabalhadores da transportadora.


Municípios combatem privatização da EGF

Os 19 municípios accionistas da Valorsul reafirmaram por carta aos privados interessados na Empresa Geral de Fomento (EGF) a sua oposição à venda da empresa pública, salientando que a decisão do Governo põe em causa a sua «relação exclusiva» como clientes e fornecedores da matéria-prima da empresa.

A EGF é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 empresas concessionárias, entre as quais a Valorsul, que actua em 19 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da zona Oeste, também acionistas.

Na missiva, divulgada dia 5, os subscritores deixam «bem claro» que estão «indignados pela decisão unilateral do Estado de alienar a sua participação na empresa, sem diálogo com os municípios e impedindo-os de adquirir as participações que indiretamente aliena».

«Trata-se de um processo hostil aos municípios e que visa contornar as regras acordadas com o Estado», sublinha o texto, defendendo que o «futuro da empresa passa necessariamente pela aquisição municipal da maioria do capital da Valorsul».


Metropolitana celebra aniversário

A Associação Música, Educação e Cultura (AMEC-Metropolitana) celebrou anteontem, 10, o seu 22.º aniversário, com um dia de concertos gratuitos, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Sob o lema «Uma Orquestra, Três Escolas», o programa incluiu a actuação de diferentes formações da Metropolitana, da orquestra clássica aos ensembles, passando pela orquestra de sopros e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Alunos da Metropolitana protagonizaram vários concertos de música de câmara e ainda um concerto pelo Coro da Metropolitana.

Ao palco subiu ainda a Orquestra Juvenil Metropolitana, num dia pleno de música que fechou com a Sinfonia n.º 38 de Mozart.



Resumo da Semana
Frases