Aconteu
Imigrantes deixam Portugal

A população estrangeira residente em Portugal diminuiu 3,8 por cento em 2013, totalizando 401 320 imigrantes com título válido de residência.

Esta redução deveu-se sobretudo aos 13 502 brasileiros que abandonaram o país em 2013, segundo o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, divulgado, na segunda-feira, 23, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O documento explica que esta diminuição está relacionada com «a aquisição da nacionalidade portuguesa, a alteração de fluxos migratórios e o impacto da actual crise económica no mercado laboral».

O relatório refere ainda que os chineses foram a comunidade estrangeira residente em Portugal que mais cresceu em 2013, tendo aumentado 6,8 por cento em relação a 2012, totalizando 18 637 imigrantes.

A comunidade brasileira continua a ser a mais representativa em Portugal, com 92 120 indivíduos, seguindo-se a cabo-verdiana (42 401), a ucraniana (41 091), a romena (34 204) e a angolana (20 177).


Loures e Odivelas criam intermunicipal

As câmaras de Loures e de Odivelas aprovaram, dia 18, por unanimidade, o projecto de criação dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos (SIMAR).

A aprovação do projecto surge na sequência de um entendimento alcançado em Abril entre os dois municípios, pondo fim ao diferendo que se arrastava há 15 anos, desde a criação do concelho de Odivelas, sobre a partilha dos SMAS de Loures.

A nova empresa intermunicipal vai assegurar a gestão pública do abastecimento de água e recolha de resíduos nos dois concelhos, servindo uma população de 350 mil habitantes.


Municípios mantêm acções da EGF

A esmagadora maioria dos 174 municípios que participam nas 11 empresas do grupo EGF recusou-se a vender as acções que detêm, no âmbito da privatização imposta pelo Governo.

Segundo revelou, dia 18, o grupo Águas de Portugal (AdP), principal accionista da Empresa Geral de Fomento (EGF), apenas 12 municípios exerceram o direito de alienação das participações sociais que detém no capital das entidades gestoras dos sistemas multimunicipais de recolha e tratamento de resíduos urbanos.

Apesar da forte oposição da maioria dos municípios, o Governo anunciou recentemente os sete dos candidatos à privatização da EGF e pretende concluir o processo até 31 de Julho.


Assange exilado há dois anos

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, completou, dia 19, dois anos de exílio na embaixada do Equador em Londres, aguardando que os governos britânico e equatoriano encontrem uma solução diplomática que lhe permita sair da clausura.

A 19 de Junho de 2012, o informático de origem australiana, de 42 anos, entrava na delegação diplomática equatoriana para evitar a extradição para a Suécia, onde é acusado de supostos delitos de agressão sexual.

Na véspera, o presidente do Equador, Rafael Correa, considerou que a «prisão» de Assange representa um «atentado» contra os direitos humanos.


Rui Costa vence volta à Suíça

O ciclista Rui Costa conquistou, no domingo, 22, a terceira vitória consecutiva na Volta à Suíça, feito nunca antes alcançado.

O campeão do mundo de estrada partiu para a última etapa em terceiro lugar, com um minuto de desvantagem em relação ao alemão Tony Martin, que então liderava a prova.

No entanto, o português da Póvoa do Varzim chegou à meta com 14 segundos de vantagem sobre o perseguidor directo, o holandês Bauke Mollema, e 24 sobre o terceiro classificado na etapa, o suíço Mathias Frank, que assegurou o segundo lugar na geral, com mais 33 segundos do que Rui Costa.


«O homem duplicado» no cinema

O filme «Enemy», do realizador Denis Villeneuve, baseado numa adaptação do livro «O homem duplicado», de José Saramago, estreou, dia 19, nas salas de cinema do País, quatro anos depois da morte do Nobel da Literatura.

Resultado de uma coprodução entre o Canadá e a Espanha, o filme conquistou o Prémio Méliès d'Argent, no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, e foi o principal vencedor dos prémios canadianos do ecrã deste ano, vencendo em cinco das dez categorias para que estava nomeado.

Os produtores descrevem o filme como um «thriller» erótico que explora a mente de um homem em crise. Nos principais papéis estão os actores Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon e Isabella Rossellini.



Resumo da Semana
Frases