Aconteu
Medalhas e título na canoagem

A canoísta portuguesa, Joana Vasconcelos, conquistou, dia 20, a medalha de bronze na prova de K1 200 metros nos Mundiais sub-23, em Szeged, na Hungria.

Uma semana antes, dia 13, a dupla Emanuel Silva/João Ribeiro sagrou-se campeã da Europa de K2 500, nos campeonatos de canoagem realizados em Brandenburg an der Havel, na Alemanha.

Nesta competição, a representação lusa arrecadou um total de seis medalhas (uma de ouro e cinco de bronze), superando o número de medalhas conquistadas em 2011.

Assim, além do título europeu, Teresa Portela (K1 200 metros e 500 metros), Hélder Silva (C1 também em 200 metros), Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes (K4 1000 metros), e Fernando Pimenta (K1 5000 metros), asseguraram as medalhas de bronze.

 


Salários estagnados nas grandes empresas

A remuneração média mensal nas sociedades de grande dimensão registaram uma subida de apenas 1,4 por cento, no período entre 2008 e 2012, segundo relevou um estudo do Instituto Nacional de Estatística, divulgado dia 18.

Os dados referem-se a empresas com pelo menos 250 trabalhadores ou que registam um volume de negócios superior a 50 milhões de euros e um activo líquido de mais de 43 milhões de euros.

O INE constatou que, em 2012, «25 por cento das sociedades de grande dimensão pagavam uma remuneração média inferior a 832 euros (mais 68 face a 2008), enquanto os 25 por cento com remunerações médias mais elevadas pagavam mais de 1751 euros (menos 76 face a 2008)».

 


BBC despede na informação

A estação de televisão pública britânica BBC vai despedir 415 profissionais da área do departamento de informação «para fazer cumprir» o plano de redução de custos para os próximos dois anos.

A medida foi anunciada, dia 17, durante uma reunião com trabalhadores na sede em Londres. A estação prevê uma poupança de 57 milhões de euros por ano.

O serviço de notícias da BBC emprega 8400 pessoas, entre as quais cinco mil jornalistas no Reino Unido e no estrangeiro.

Na mesma semana os sindicatos do sector anunciaram uma greve para ontem, 23, em protesto contra as condições salariais, fazendo coincidir a paralisação com o início dos Jogos da Commonwealth na Escócia.

A maioria dos jornalistas e técnicos, dos sindicatos NUJ, Bectu e Unite, votaram a favor de uma paragem ao meio-dia, seguida de uma greve de zelo durante 12 horas.

 


Emprego jovem recua

A taxa de emprego dos jovens, com idades entre os 15 e os 24 anos, recuou em Portugal de 23 por cento, no quarto trimestre de 2013, para 21,9 por cento no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgados dia 16.

A organização refere em contrapartida que a taxa de emprego no nosso País, em termos gerais, se manteve nos 62 por cento no primeiro trimestre, igual ao trimestre anterior, avançando 1,7 pontos percentuais em termos homólogos.

Assim, de acordo com a OCDE, até ao final de Março estavam empregadas em Portugal um total de 4,236 milhões de pessoas, com uma taxa de emprego de 59,2 por cento para as mulheres e de 64,9 pro cento dos homens.

Nos conjunto dos países da OCDE, a taxa de emprego avançou ligeiramente para os 65,6 por cento, mais 0,2 pontos percentuais do que que no trimestre anterior, subindo em termos homólogos 0,6 pontos percentuais.

Na zona euro, a taxa de emprego passou de 63,6 por cento para 63,8 por cento no mesmo período, subindo em termos homólogos 0,3 pontos percentuais.

 


Bankia vende casas em saldo

O banco espanhol Bankia anunciou, terça-feira, 22, que colocou em venda 1300 habitações situadas nas Baleares, Catalunha Comunidade Valenciana e Múrcia, com descontos até 40 por cento.

A entidade bancária, hoje nacionalizada depois de ter sido salva da falência pelo Estado, pretende assim realizar activos desvalorizados, dirigindo a sua campanha de saldos para o público em geral.

Os preços do imobiliário em Espanha continuam a acumular descidas, tendo baixado 39,6 por cento desde o último trimestre de 2007, quando explodiu a bolha.


Vasco Nome de Abril

Assinalando o 40.º aniversário da tomada de posse do 2.º Governo Provisório, presidido por Vasco Gonçalves, a Associação Conquistas de Abril editou o livro «Vasco Nome de Abril».

A obra, que reúne 75 depoimentos de várias personagens da vida nacional e internacional, foi apresentada, dia 18, numa sessão que esgotou o salão nobre da Casa do Alentejo.

 



Resumo da Semana
Frases