Breves
Chile

Dezenas de milhares de estudantes, professores e pais voltaram a manifestar-se, dia 21, em Santiago do Chile em defesa da escola pública, da gratuitidade do ensino e do combate às desigualdades no acesso à Educação. O protesto ocorreu quando ainda decorre a discussão do projecto para o sector apresentado pelo governo da Nova Maioria, ampla aliança integrada por democratas-cristãos, socialistas e comunistas, que colocou como objectivo reformar o sistema, considerado um dos mais iníquos do mundo.


Paraguai

A greve dos profissionais da Saúde paraguaios, iniciada segunda-feira, 25, em protesto contra o orçamento do sector (o mais baixo da América do Sul), e a dos trabalhadores judiciais e dos professores, realizadas a partir de anteontem, em defesa de aumentos e do fim das discriminações salariais, são algumas das iniciativa integradas na semana de luta contra a política do governo de Horácio Cartes.

Ao fim de um ano na liderança do executivo, o presidente paraguaio enfrenta a crescente insatisfação popular. Na semana passada, milhares de pessoas saíram às ruas das principais cidades do país durante três dias. Estudantes, trabalhadores dos sectores público e privado, dirigentes associativos, sindicais e camponeses contestam a destruição dos serviços públicos e a privatização de importantes sectores e recursos nacionais, a repressão das suas organizações e a criminalização da sua actividade, a expulsão dos trabalhadores rurais e a reocupação das terras pelo grande latifúndio, e exigem o aumento do salário mínimo, melhores condições de trabalho e redução do preço dos transportes, bem como o apuramento das responsabilidades pela morte de 11 assalariados na fazenda de Curuguaty, em 2011, massacre que esteve na base do desencadeamento do golpe que depôs o então presidente Fernando Lugo.


Irão

Um avião não-tripulado israelita foi abatido quando se aproximava do complexo nuclear iraniano de Natanz, confirmaram, segunda-feira, 24, as autoridades de Teerão, que informaram que o aparelho furtivo descolou de um terceiro país, sem, no entanto, precisarem qual, e advertiram que a repetição de iniciativas semelhantes não ficará sem resposta.