Aconteu
Idosos sem dinheiro para comer

Um quinto dos idosos no Alentejo afirma não ter dinheiro para se alimentar, revelaram, dia 1, responsáveis do Observatório de Saúde, apontando a falta de cuidados com os idosos como um dos problemas mais graves do País.

A denúncia foi feita durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde para «esclarecimentos sobre o Relatório da Primavera 2014», pelos coordenadores do Observatório Português dos Sistemas de Saúde Ana Escoval e Manuel Lopes.

Segundo afirmou Manuel Lopes 20 por cento dos idosos do Alentejo «não têm dinheiro para se alimentar adequadamente».

Os investigadores alertaram ainda que em Lisboa e no Porto «há pessoas enclausuradas em casa há muitos anos, em prédios antigos sem elevador, e sem cuidadores.


TC criticado em congresso de juízes

O juiz António Martins considerou, dia 4, que o Tribunal Constitucional não tem sido o guardião de que os cidadãos precisam na vigilância e guarda do Estado de Direito.

«Em situações de crise económica e financeira, o TC tende a salvaguardar até ao limite do (in)suportável as “razões de Estado”, em detrimento dos direitos dos cidadãos contribuintes», disse António Martins, no Congresso dos Juízes em Troia.

O antigo presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses criticou também Cavaco Silva, por se ter «abstido de exercer as funções de “pastor” e de proteção dos cidadãos contribuintes, que naturalmente são os “cordeiros” sacrificados».

Em sua opinião, «não seria de esperar outra coisa de quem não tem vocação para aquela função de “pastor”, pois já em 1988, quando primeiro-ministro, classificava as decisões do TC como “um obstáculo no caminho do desenvolvimento do país”».


Despedido por comentários

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a sentença do Tribunal do Trabalho de Matosinhos de despedimento, por justa causa, de um trabalhador e representante sindical, que denunciou numa rede social abusos cometidos na empresa a que estava vinculado.

Segundo noticiou a Lusa, dia 3, a Relação do Porto deu razão à inédita decisão do juiz do Tribunal de Matosinhos, para quem os comentários «podem e devem ser objecto de controlo por parte do empregador, para efeitos de punição disciplinar».


O Bando assinalou 40.º aniversário

A companhia de teatro «O Bando» assinalou o 40.º aniversário da sua fundação, com a estreia, dia 1, da peça «Quarentena».

O espectáculo, que conta com 24 actores e 16 músicos, dura perto de três horas, e inclui várias histórias ligadas à companhia sedeada em Palmela.

O público é dividido em oito grupos, recebendo um mapa que conduz por locais do centro histórico da cidade e termina no Vale dos Barris, onde a companhia tem as suas instalações.

A encenação e coordenação artística é de João Brites, a dramaturgia de Miguel de Jesus, e a composição e direcção musical de Jorge Salgueiro. O espectáculo está em cena até ao próximo dia 26.


Manuel Gusmão vence Prémio Gedeão

Manuel Gusmão, Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é o vencedor do Prémio Literário António Gedeão, instituído pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF), e patrocinado pela SECRE, que tinha como objectivo, nesta edição, galardoar uma obra de poesia em português e de autor português, publicada integralmente e em 1.ª edição no ano 2013.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo Júri do Prémio, constituído por Paulo Sucena, Lídia Jorge e José Manuel Mendes. Já na sua terceira edição, o Prémio admite a concurso apenas obras de professores, tendo uma recompensa pecuniária no valor de 7500 euros.


Português é 5.ª língua na Internet

O português é a quinta língua mais usada na Internet, abrangendo 121,8 milhões de utilizadores, ou seja, perto de cinco por cento dos mais de 2,8 mil milhões internautas.

De acordo com um estudo empresa de estatísticas Internet World Stats, divulgado dia 2, as línguas mais usadas são o inglês e o chinês, a primeira com 28,6 por cento dos utilizadores, ou seja, de cerca de 800 milhões de pessoas, e a segunda com 23,2 por cento dos cibernautas, o que representa quase 650 milhões de indivíduos.

Na lista das cinco línguas mais usadas conta-se ainda o espanhol, que ocupa a terceira posição, com 7,9 de utilizadores, enquanto o árabe se posiciona como a quarta língua mais usada (135 milhões de utilizadores).



Resumo da Semana
Frases