Aconteu
Utentes não se resignam

As Comissões de Utentes da Saúde e Serviços Públicos do Médio Tejo anunciaram, em conferência de imprensa realizada na segunda-feira, que vão lançar um abaixo-assinado «para dar a possibilidade a dezenas de milhares de cidadãos do Médio Tejo de reafirmarem a exigência de uma nova organização dos serviços de saúde», que deverá passar pela valorização dos Cuidados de Saúde Primários (centros e extensões de saúde) e a sua articulação com os cuidados hospitalares prestados pelos hospitais do CHMT (em Abrantes, Tomar e Torres Novas), que «devem ter serviços de urgência, medicina interna, cirurgia e pediatria» e «desenvolver as outras valências».

No seguimento de uma reunião realizada dias antes, para analisar a prestação de cuidados de saúde na região do Médio Tejo e definir as iniciativas públicas e institucionais que levem a uma alteração de rumo, as comissões de utentes decidiram ainda pedir com carácter de urgência reuniões à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e às autarquias, estabelecer contactos com as estruturas representativas dos profissionais de saúde e solicitar reuniões à Direcção do ACES Médio Tejo e ao Conselho de Administração do CHMT.

As estruturas de utentes manifestaram ainda a disponibilidade para organizar e calendarizar acções públicas, como reuniões com as populações, vigílias, concentrações e outros protestos que sejam factores de pressão junto do Governo, deputados e responsáveis das unidades de saúde.


Aumentam os despejos

O Balcão Nacional de Arrendamento (BNA) registou nos primeiros dois anos de funcionamento a entrada de mais de oito mil pedidos de despejo e emitiu quase três mil títulos de desocupação, de acordo com dados do Ministério da Justiça. A maioria dos requerimentos de despejo diz respeito a contratos celebrados após 1990.


Governo entrega Pousadas

O Governo quer privatizar 25 Pousadas da Juventude. A informação foi avançada no sábado, 10 de Janeiro, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, durante a cerimónia de tomada de posse da direcção da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, entidade que quer assumir a gestão da Pousada da Juventude da Serra da Estrela. O processo é dividido em duas fases. Até Março abrem as candidaturas relativas a dez unidades. As restantes (15) serão entregues até Junho.


TAP bate recordes

Em 2014, a TAP transportou 11,4 milhões de passageiros, um aumento de 710 mil em relação a 2013. Em comunicado, a companhia aérea, que o Governo quer privatizar, informou que foi superada a média de 4,5 por cento de crescimento do tráfego das companhias da Association of European Airlines (AEA), tendo sido alcançado os 6,6 por cento.


Bola de Ouro para Ronaldo

O futebolista português Cristiano Ronaldo conquistou na segunda-feira, pela terceira vez, a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista France Football e a FIFA ao melhor jogador do ano. O «capitão» da selecção portuguesa, que já havia conquistado o troféu em 2008 e 2013, junta-se aos holandeses Johan Cruyft e Marco van Basten e ao francês Michel Platini, vencedores por três vezes quando o prémio era só para europeus.


«Rapaz dos Pássaros» distinguido

O «Rapaz dos Pássaros», um graffiti pintado pelo português Sérgio Odeith, foi eleito pelo movimento «I Support Street Art» um dos melhores murais do mundo em 2014. O trabalho encontra-se numa das empenas do Auditório José Afonso, em Setúbal.

O mural, com 20 metros de altura, é uma reprodução de uma fotografia de Américo Ribeiro que retrata um menino a vender pássaros na rua.



Resumo da Semana
Frases