A História não seja esquecida nem adulterada
URAP associa-se à iniciativa da FIR
Tocha da Liberdade <br>e da Paz em Portugal

De hoje a 12 de Fevereiro, a Tocha da Liberdade e da Paz vai percorrer Portugal. A iniciativa, promovida pela Federação Internacional de Resistentes (FIR), na qual a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) é federada, pretende assinalar e comemorar o 70.º aniversário do fim da II Guerra Mundial e da derrota do nazi-fascismo.

A Tocha, símbolo da luta pela paz e pela liberdade, está a passar por vários países da Europa, num percurso que terminará em Berlim, no mês de Maio.

Esta iniciativa da FIR visa «não só comemorar esta data tão importante para os povos de todo o mundo», mas também «recordar todo o sofrimento imposto pela barbárie nazi-fascista (que trouxe o horror dos campos de concentração nazis, mais de 50 milhões de mortos e a destruição) e homenagear os resistentes, que se bateram heroicamente pela libertação dos seus países e do mundo», informa a URAP, salientando a necessidade de «lutar para que esta catástrofe não se repita» e lembrando «a necessidade de defesa dos valores da liberdade, da democracia e da paz».

Envolver a sociedade

Em Portugal, a URAP, que se associou à iniciativa da FIR, procurou envolver autarquias, colectividades, escolas, professores e outras entidades.

Prevê-se, assim, que a Tocha chegue hoje ao distrito do Porto, integrando, de manhã, uma sessão-aula para alunos da Escola Secundária de Gondomar. À tarde, às 17.30 horas, tem lugar a sua recepção na Praça da Liberdade, seguindo depois para o Clube dos Fenianos Portuenses, onde decorrerá uma sessão pública alusiva ao 70.º aniversário da II Guerra Mundial, que contará com as intervenções de Viale Moutinho, jornalista e escritor, e Marília Villaverde Cabral, presidente da URAP. Estas iniciativas contam com o apoio da Universidade Popular do Porto, da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, da Unicepe, da Cooperativa Árvore, da União de Sindicatos do Porto e do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).

No dia seguinte, 30, este símbolo ruma até à cidade de Aveiro, dando azo a uma sessão-debate na Escola Secundária de Vagos.

A Tocha chega a Peniche no primeiro dia de Fevereiro. Com o apoio da Câmara Municipal, realizam-se, neste concelho, diversas iniciativas, nomeadamente uma visita à Fortaleza de Peniche e a inauguração, no mesmo local, às 10.30 horas, de uma exposição da URAP, que estará patente até ao dia 5 de Abril. A «Berlengas Bike Team», da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel, e o «Vespas Clube do Oeste» levarão, às 16 horas, a Tocha a vários sítios do concelho.

Iniciativas semelhantes terão lugar, até 5 de Fevereiro, em Grândola e Loures, com o apoio das câmaras municipais, bem como na Freguesia de Alhandra.

Participação massiva

No dia 6 de Fevereiro, a Tocha da FIR estará no Barreiro. Depois de passar por várias zonas operárias do concelho, será colocada, às 10 horas, no Largo do Mercado 1.º de Maio, onde acontece uma sessão solene e um conjunto de outras actividades. No «Espaço J», às 15 horas, realiza-se uma sessão-conversa, e, no final do dia, no Cineclube do Barreiro, passará um filme sobre a II Guerra Mundial, seguido de debate.

Também com o apoio das câmaras municipais, no Seixal, no dia 7, este símbolo de paz dará o mote à inauguração de uma exposição da URAP, a que se junta um ciclo de cinema e uma sessão-debate, e no dia 8 estará em Setúbal.

O concelho de Almada recebe a Tocha no dia 10 de Fevereiro, estando previstas diversas iniciativas, como uma recepção oficial na Câmara Municipal, a passagem pelas 11 freguesias do concelho e uma sessão solene no Fórum Romeu Correia.

Este périplo culminará a 12 de Fevereiro em Lisboa, com a recepção da Tocha no Rossio, um cordão-humano e uma sessão de encerramento das actividades da Tocha da Paz e da Liberdade. Apoiam esta iniciativa a União de Sindicatos de Lisboa, Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, a Voz do Operário, a Casa do Alentejo e o CPPC, entre outras organizações.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: