Aconteu
Carnide homenageia Fernanda Lapa

Aproveitando as celebrações do Dia Mundial do Teatro (27 de Março), a Junta de Freguesia de Carnide, Lisboa, homenageou a actriz e encenadora Fernanda Lapa. Para além da inauguração de uma exposição onde se recordam alguns dos principais momentos de 50 anos de carreira, celebrados recentemente, a iniciativa realizada domingo, 29, incluiu intervenções do presidente da autarquia, Fábio Sousa, da vogal da Cultura, Paula Granja, e de Sandra Benfica, em nome do MDM, organização da qual Fernanda lapa é dirigente.

Este ano, assinalam-se ainda os 20 anos da fundação da Escola de Mulheres, da qual Fernanda Lapa foi precursora.


Poupanças e remunerações diminuem

As famílias portuguesas têm uma cada vez menor capacidade de aforrarem ou obterem financiamento, afirma o INE, que calcula que as taxas de poupança e de capacidade de financiamento tenham diminuído para 6,9 por cento do rendimento disponível e 2,5 por cento do PIB, respectivamente, entre o terceiro e o quarto trimestres de 2014.

O INE explica que em relação ao aforro, o índice foi pressionado pelo efeito conjugado do aumento do consumo (mais 0,6 por cento) e da diminuição dos rendimentos (menos 0,8 por cento). Quanto à capacidade de financiamento, contribuem fortemente «a diminuição das remunerações e dos benefícios sociais recebidos» e «o aumento da despesa de consumo final».

Paralelamente, o Eurostat revelou que Portugal foi o segundo País da zona euro com maior quebra no custo da mão-de-obra por hora. Entre 2013 e 2014, a remuneração caiu 0,8 por cento situando-se nos 13,1 euros, afirma o gabinete estatístico europeu.

O contrário observou-se no conjunto dos países da UE (mais 1,4 por cento para 24,6 euros) e nos da zona euro (mais 1,1 por cento para 29,2 euros).

 


Violências crescem

Todas as semanas, 16 idosos e 19 crianças são vítimas de crime em Portugal, afirma a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que em 2014 registou um aumento das violências exercidas contra aquelas populações em 10,1 e 2 por cento, respectivamente.

Entre as vítimas que recorreram à APAV o ano passado, a esmagadora maioria (82,3 por cento) são mulheres. Em média, a Associação atende diariamente 130 mulheres e 21 homens.

Os casos de violência doméstica (78,4 por cento dos crimes) são os que registam um maior crescimento entre 2014 e 2013 (12,4 por cento). Em mais de 70 por cento dos casos, a violência é recorrente.


Faleceu Herberto Helder

Morreu na segunda-feira, 23, aos 84 anos, Herberto Hélder. Natural do Funchal, onde nasceu em 1930, o escritor e poeta deixa uma vasta obra literária e é considerado um dos maiores poetas português da segunda metade do século XX e dos maiores vultos nacionais da poesia.

O seu primeiro livro, «O Amor em Visita», foi publicado em 1958, quando frequentava o circulo do Café Gelo, no Rossio, juntamente com Luiz Pacheco ou Mário Cesariny. A última obra publicou-a em 2014, intitulada «A Morte sem Mestre», isto depois de «Servidões», saído para os escaparates livreiros em 2013.

Frequentou Direito e Filologia Românica na Universidade de Coimbra. Trabalhou em publicidade, e, em vários países da Europa, em cervejarias e cafés. Foi bibliotecário, tradutor e jornalista.

Os seus livros têm uma única edição, mas uma parte da sua obra está reunida em volumes.

Cioso da sua privacidade, muito raramente concedeu entrevistas. Em 1994 recusou receber o Prémio Pessoa aconselhando o júri a não dizer a ninguém e a entregar o galardão a outro.

 


«Ricos» com mais pedidos de asilo

Os conflitos na Síria e no Iraque fizeram disparar os pedidos de asilo em países «ricos» em 45 por cento em 2014, constata o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. O ACNUR qualifica a situação naqueles países como «a pior crise humanitária da nossa era».

No total, foram entregues 866 requerimentos em 44 países industrializados, sobretudo europeus, muito próximo dos cerca de 900 mil pedidos no início da guerra na Bósnia-Herzegovina, em 1992.

Portugal, por seu lado, viu a tendência diminuir, registando menos 14 por cento de pedidos face a 2013, e é, desde 2010, das nações menos procuradas para aquele tipo de acolhimento migrante.

Alemanha (173 mil), EUA (121 mil), Turquia (87 mil), Suécia (75 mil) e Itália, (63,7 mil) foram as nações que, o ano passado, mais pedidos de asilo receberam.

 


Abu-Jamal hospitalizado

O preso político norte-americano Mumia Abu-Jamal foi internado de urgência numa unidade hospitalar da Pensilvânia. Os familiares e amigos não foram notificados, tendo ficado ao corrente apenas na segunda-feira, 30.

O jornalista, condenado pela morte de um polícia em 1982, crime cuja autoria sempre negou, relatou, a semana passada, a uma amiga e activista pela sua libertação que não estava a receber os tratamentos médicos reiteradamente solicitados.

As autoridades prisionais e clínicas negam qualquer contacto com o ex-Pantera Negra a familiares e amigos, tendo sido possível apurar que o prisioneiro se encontra nos cuidados intensivos através de funcionários do hospital, disse Johanna Fernández ao site Democracy Now.



Resumo da Semana
Frases