Aconteu
1,3 milhões de utentes sem médico de família

Um em cada três utentes em algumas regiões do País não tem médico de família, segundo dados da Associação de Medicina Geral e Familiar (APMGF), divulgados a propósito do Dia Mundial do Médico de Família, que se assinalou anteontem, terça-feira.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação, Rui Nogueira, referiu que em todo o território nacional existem actualmente «um milhão e 300 mil utentes sem médico de família».
Mas em algumas regiões, como a Grande Lisboa e Algarve, «a situação é muito mais grave», com uma percentagem de utentes sem médico de família que atinge os 30 por cento.
O presidente da APMGF sublinhou que esta falta de médicos de família acontece numa altura em que cada vez mais utentes são atendidos nos centros de saúde, sublinhando que a solução não passa pelo aumento do número de utentes por médico, que hoje em certos casos ultrapassa os dois mil.


Pensionistas representam<br>um terço da população

O número de pensionistas em Portugal ultrapassa os 3,59 milhões, quase três milhões do regime geral e 613 mil na Caixa Geral de Aposentações (CGA), segundo documentos oficiais, divulgados, dia 17, pela agência Lusa.
A Segurança Social (SS) paga 2 007 120 pensões de velhice, mais 258 448 por invalidez e 718 246 pensões de sobrevivência, que totaliza 2 938 814 pessoas no regime geral, dados actualizados até 5 de Janeiro deste ano.
A CGA regista 613 896 pensões de reforma, sobrevivência e outras, pagas a pensionistas da Administração Pública. Somados aos do regime geral totalizam 3 597 710 pensionistas, segundo cálculos da Lusa.


Arquitecta premiada exige dignidade

A arquitecta Eduarda Souto Moura criticou, dia 15, em Esposende, as «absurdas condições de trabalho» em Portugal. «Não me assusta a emigração, assusta-me é a perda de dignidade», referiu, após ter recebido um prémio de dois mil euros por ter sido considerada a melhor aluna finalista da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Eduarda Souto Moura afirmou que os arquitectos em Portugal exercem a profissão sem contratos e com salários mínimos.
«Há que ter orgulho e respeito por esta profissão», reclamou a filha de Eduardo Souto Moura, arquitecto de renome internacional.


Benfica festeja vitória

O Benfica garantiu no domingo, 17, o 34.º campeonato da história do clube e o segundo bicampeonato nos últimos 30 anos, com um empate a um golo frente ao Vitória de Guimarães.
O feito foi comemorado por centenas de milhares de pessoas em vários pontos do País e do estrangeiro, com realce para as comemorações populares no Marquês de Pombal, onde a equipa foi recebida por uma imensa multidão.
O fim da festa acabou por ser precipitado logo a pós o fogo-de-artifício, quando grupos isolados começaram a arremessar objectos, obrigando as forças de intervenção a dispersar a concentração.


Gastão Cruz vence prémio de tradução

O Prémio de Literatura Casa da América Latina/Grupo Lena de Tradução Literária 2015 foi atribuído a Gastão Cruz, anunciou a instituição, dia 15, na sua página na Internet.
O poeta e crítico literário foi distinguido pela tradução da obra «Troco a Minha Vida por Candeeiros Velhos» (“Cambio mi vida por lámparas viejas” no original), do colombiano León de Greiff, publicada em 2014 pela Abysmo.
O júri, constituído por Miguel Serras Pereira (Presidente), Isabel Araújo Branco e Francisco Belard, manifestou ainda o seu reconhecimento pela qualidade excepcional da tradução de Helena Pita para a obra «Concerto Barroco», de Alejo Carpentier, editado pela Antígona.


Faleceu o rei dos blues

O músico norte-americano B.B. King, considerado o «rei dos blues», morreu, dia 14, aos 89 anos, em Las Vegas, vitimado pela diabetes.
Considerado um dos artistas mais influentes de todos os tempos, B.B. King ganhou 16 prémios «Grammy» e gravou mais de 50 discos em quase 60 anos de carreira.
A sua música influenciou gerações de artistas em todo o mundo, incluindo em Portugal, onde Rui Veloso, admirador confesso de B.B. King, lembrou à agência Lusa que aprendeu a gostar de blues ouvindo e tocando por cima dos seus discos.



Resumo da Semana
Frases