Breves
Agricultura em debate

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) promove, amanhã, às 10 horas, no Estúdio do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém, o debate «As opções políticas da PAC e a agricultura familiar». A iniciativa conta com as intervenções de Pedro Soares, da Direcção da CNA, que falará sobre «A margem de manobra do Governo português e as principais opções nacionais», e de Agostinho Lopes, ex-deputado do PCP à Assembleia da República, que abordará a «política agrícola alternativa».


«O Renovar» discrimina CDU

A Comissão Nacional de Eleições deu razão à CDU num caso que acorreu, nas eleições autárquicas de 2013, na Freguesia de Fiães, Santa Maria da Feira. Segundo a Coligação PCP-PEV, o jornal paroquial «O Renovar» publicou no seu número 183, em pleno período eleitoral, apenas a constituição de três das seis listas que apresentaram candidatura, ignorando, assim, por completo, as restante três forças.

Não obstante o sucedido, aquele jornal mencionou que se tratava das mais votadas das eleições de 2009. «Esta atitude discriminatória é ainda errónea, uma vez que uma das candidaturas apresenta-se pela primeira vez a sufrágio», informa a CDU.


Memória e futuro

No dia 2, foi apresentado o projecto «Uma memória e um futuro para o Barreiro – Reforço e promoção da identidade territorial», com o objectivo de apostar no património local com recurso às novas tecnologias, de modo a potenciar o património ferroviário, industrial e ambiental.

O projecto tem uma exposição, patente no Espaço Memória, no Parque Empresarial da Baía do Tejo; uma aplicação para o telemóvel, que funciona como um «google» do concelho; e uma página específica na Internet. No dia 27, em diversos espaços do concelho, que foram símbolos da resistência, têm lugar iniciativas de carácter musical e cultural, e no dia 28 realiza-se um passeio de cicloturismo pelas zonas industriais.

Em declarações à Lusa, Carlos Humberto, presidente da autarquia, informou que será colocado em Lisboa um painel táctil «que permita que as pessoas saibam o que existe no outro lado do Rio Tejo». «A aposta no turismo é uma realidade, e, por isso, em breve vamos apresentar o Plano Estratégico do Turismo», afirmou.

A autarquia vai também realizar um investimento de cerca de 100 mil euros para dotar a biblioteca municipal de novos produtos tecnológicos.


Vigília popular

Sob o lema «Queremos o Hospital ao serviço da população!», no dia 26 de Junho, entre as 20.30 e as 23 horas, tem lugar, na Praça 5 de Outubro, em Torres Novas, uma vigília popular promovida pela Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo. Na acção, os utentes vão reclamar um «melhor serviço de urgência», «medicina interna e cirurgia em Torres Novas» e a «valorização das valências existentes».


Comemorar Abril

A Associação Conquistas da Revolução (ACR) promove hoje, às 10 horas, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, uma romagem à campa do General Vasco Gonçalves, pela passagem do 10.ª ano do seu falecimento.


Visita ao PE

Um grupo de visitantes da Universidade Sénior de Penamacor foi recebido, no dia 3, pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu, em Bruxelas.


Fragilidades sociais

A CDU realizou, no dia 31 de Maio, uma visita à Rua de Bonjóia, no Porto, uma zona com enormes fragilidades sociais, onde pontuam ilhas semidevolutas. Ali existem problemas de saneamento, com fossas e esgotos a saírem directamente para a rua, um património cultural a degradar-se e um lavadouro público devoluto, para além de terrenos transformados em depósitos de entulhos de obras. O viaduto da VCI acolhe os sem-abrigo.

Aos eleitos e activistas da Coligação PCP-PEV, os moradores reclamaram alterações de trânsito na rua, nomeadamente retirar o sinal de sentido proibido junto da entrada da Quinta de Bonjóia, assim como alterar o percurso da carreira ZR da STCP, para servir a zona do Centro Juvenil de Campanhã.

No dia 3, a CDU defendeu a realização de um debate, quer nos órgãos autárquicos, quer envolvendo as populações e os comerciantes, no sentido de avaliar as medidas correctivas para os problemas que persistem na Feira da Vandoma, preservando as suas características históricas.


Defender a Escola Pública

Com vista a contactar directamente com as realidade e anseios na área da educação, a CDU esteve reunida no dia 15 de Maio com a Direcção do Agrupamento Vertical da Escola de Aljustrel. A comitiva foi constituída por João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Mestre, vereador na Câmara de Aljustrel, Carla Colaço, eleita na Assembleia de Freguesia de Aljustrel, e Miguel Madeira, do Comité Central e da Direcção Regional de Beja do PCP.a


Festa da Amizade

A Associação Iúri Gagárin vai realizar no dia 19, a partir das 20 horas, no restaurante Forno de Cima (Pragal, Almada), um convívio de lusófonos e russófonos, com Luísa Basto e outras vozes. Com esta «Festa da Amizade» pretende-se desenvolver as relações amistosas e o mútuo conhecimento dos associados e amigos da Associação com as comunidades de imigrantes da Rússia e de outros países que constituíam a União Soviética.


Instalação de empresas

Após um investimento de 600 milhões de euros, no dia 29 de Junho começa a funcionar o Centro de Acolhimento de Micro-empresas de Moura, situado no Parque Tecnológico. Através deste centro, o município, promotor do projecto em parceria com a associação Rota do Guadiana, pretende criar condições para que empresas se instalem e desenvolvam actividade no concelho.


Pensar nas pessoas

Na reunião da Câmara Municipal de Portalegre, realizada a 2 de Junho, o vereador da CDU, Luís Pargana, entregou um abaixo-assinado que reúne a quase totalidade dos vendedores e comerciantes do Mercado Municipal, bem como de muitos utentes que se quiseram associar à exigência da gratuitidade, às quartas-feiras e aos sábados, do estacionamento na área de influência do Mercado.

O documento reclama ainda a renegociação e redefinição das zonas de estacionamento pago na cidade, diferenciando zonas residenciais, comerciais e de serviços, fazendo com que a cidade deixe de ter a sua superfície completamente concessionada.