Aconteu
Regresso às aulas é mais caro

As famílias portuguesas vão gastar em média de 528 euros em livros e outros materiais para preparar o regresso à escola dos seus filhos.
Segundo o «Estudo sobre as Intenções de Compra dos Portugueses no Regresso às Aulas 2015», realizado pelo Observador Cetelem, a factura média é 19 euros mais elevada do que a do ano passado.
Além dos manuais obrigatórios, que ultrapassam facilmente os 200 euros por aluno no Secundário, há ainda despesas de educação, gastos em vestuário, calçado e artigos de desporto.
Para fazerem face aos custos, as famílias não só repartem as compras, como são cada vez mais as que optam por manuais usados, emprestados ou adquiridos em segunda mão (mais 33% em relação ao ano anterior).


Faleceu António Gaio

António Gaio faleceu, dia 20, aos 90 anos. No seu funeral realizado, dia 23, em Espinho, o PCP fez-se representar por Tiago Vieira, membro do CC e responsável da DORAV, a quem coube dizer algumas palavras sobre o falecido.
Em nota divulgada, a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP salientou o percurso exemplar de António Gaio e o seu contributo para a construção de um Portugal democrático, tanto antes como depois do 25 de Abril.
Atleta e dirigente do Sporting Clube de Espinho e da Associação Académica de Espinho, activista do movimento associativo e do jornalismo local, António Gaio integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Espinho, após o 25 de Abril, foi candidato pela FEPU, APU e CDU, tendo exercido o cargo de vereador e de membro da Assembleia Municipal. Foi fundador e dirigente da Nascente – Cooperativa de Acção Cultural, assim como do seu jornal Maré Viva. Dirigiu ainda o semanário Defesa de Espinho.
Foi igualmente fundador do Cinanima, Festival de Cinema de Animação, e autor da «História do Cinema Português de Animação – Contributos», obra de referência na matéria. O seu trabalho foi reconhecido com a atribuição da Comenda de Mérito, pela Presidência da República, e com a Medalha de Honra da Cidade de Espinho.
A DORAV manifestou profundo pesar e dirigiu à sua família do falecido as mais sentidas condolências.



Teatro em Setúbal

Quase 40 espectáculos, mais de metade dos quais peças de teatro, compõem o programa da 17.ª edição da Festa do Teatro, que arrancou dia 20 em Setúbal e se prolonga até 5 de Setembro.
No ano em que comemora o seu 30.º aniversário, o grupo Teatro Estúdio Fontenova, organizador da iniciativa, lançou um concurso para novos textos dramáticos, designado «Cenas Escritas», subordinado ao tema «Afrodescendência e Luso-africanidade», cujo vencedor será divulgado em Novembro.
Apontamentos musicais, exibição de curtas-metragens, cinema ao ar livre, espetáculos de rua e o lançamento do livro «Teatro», do dramaturgo e encenador brasileiro Lucianno Maza, são outras componentes da programação.
Os espectáculos decorrem em 13 espaços de Setúbal, e no Cine-Teatro João Mota, em Sesimbra.


Bronze na canoagem

Fernando Pimenta conquistou, dia 22, a medalha de bronze na final de K1 1000 metros do Campeonato do Mundo, em Milão.
Com este resultado, um dos melhores resultados da história da canoagem portuguesa, o atleta assegurou a qualificação para Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Vice-campeão olímpico juntamente com Emanuel Silva há quatro anos, em Londres, na prova de K2 1000, Fernando Pimenta terminou a prova atrás do dinamarquês Rene Holten Poulsen que venceu o título mundial, e do checo Josef Dostal, segundo classificado.


Revisitar os filmes de Jacques Tati

Todo o cinema do realizador francês Jacques Tati será exibido, pela primeira vez em Portugal, em versão digital restaurada, ao longo das próximas semanas.
O ciclo dedicado ao mestre francês da comédia inclui as seis longas-metragens que realizou e ainda sete curtas-metragens nunca antes exibidas em Portugal.
A retrospectiva começou, dia 20, no Espaço Nimas, em Lisboa, iniciando-se no Porto a partir de 1 de Setembro, no Teatro Campo Alegre.
No Espaço Nimas está também patente uma exposição de cartazes das longas-metragens de Jacques Tati.



Resumo da Semana
Frases