Um local de excelência com diversos serviços
É fácil ir, voltar e usufruir da Festa

Ao longo de três dias de um intenso programa político, cultural, artístico e desportivo, é possível desfrutar de um espaço tranquilo e seguro, gozar do convívio aprazível com os amigos e a família, criar novas e duradouras amizades, tudo num local de excelência com diversos serviços para uma Festa melhor e mais cómoda.

O amplo e diversificado conjunto de pessoas que todos os anos vão à Festa do Avante coloca permanentemente novas exigências. Fazendo ponto de honra em receber bem os visitantes, tem-se apostado na criação e melhoramento dos diversos serviços de apoio.

Os vários locais de sombra no terreno permitem a todos desfrutar do respectivo farnel e descansar um pouco das muitas actividades que a Festa proporciona.

A aposta na recolha selectiva de lixos é cada vez maior. É essencial o contributo de cada um para uma Festa mais limpa, sendo possível colocar os resíduos nos contentores adequados espalhados por toda a Festa

No recinto existem instalações sanitárias permanentes e regularmente limpas, com todas as condições de higiene e equipadas com espaços próprios para pessoas com mobilidade reduzida.

Para encontrar alguém durante a Festa, o melhor é marcar previamente a hora e o local. Para ajudar, existe o Ponto de Encontro, situado na Praça da Paz.

No recinto da Festa do Avante!, os visitantes têm ao seu dispor terminais Multibanco, onde podem efectuar pagamentos através de pagamento automático. Existe igualmente um Posto de Saúde que funciona no horário da Festa para prestação de primeiros socorros.

 

As crianças também vão à Festa

Em resposta às necessidades das famílias e dos mais jovens, colocamos ao dispor destes o Espaço Criança, dinamizado pela Associação «Os Pioneiros de Portugal», com um parque infantil no qual existem vários brinquedos e onde decorrem, ao longo de três dias, actividades como pinturas faciais e ateliers. Novidade, novidade, serão os novos jogos e brincadeiras que estarão reservados para os pequenotes.

Os mais novos podem ainda ir ao Avanteatro, onde têm música para a infância com Taleguinho – «Costurar cantigas e Histórias», com Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, no domingo às 11 horas e às 12 horas; e ainda o espectáculo de música para a infância «Re-ligações», da Companhia de Dança de Almada.

Quanto ao cinema, e porque há «Monstra anda à Solta» na Festa, podem assistir ao filme de animação «O Menino e o Mundo», de Alê Abreu, que será exibido às 11h30 de domingo, no Cineavante.

Ler faz bem, e quanto mais cedo se começa melhor. Por isso, criar hábitos de leitura nas crianças e jovens irá ajudá-los no seu desenvolvimento e fará com que mantenham o contacto com a escrita. É a pensar nisso que terão um espaço infanto-juvenil com programação própria na Feira do Livro.

Estar na Festa é vida e movimento, e como as crianças nunca estão paradas, têm, a juntar a todas estas actividades, uma vasta oferta no campo do desporto. Para além dos jogos que terão no seu espaço, à disposição estarão os matraquilhos, o slide e a parede de escalada.

No sábado, às 18h00, pode-se assistir no Polidesportivo a um jogo de Hóquei em Patins (benjamins) entre o Clube Desportivo Fabril e o Seixal FC 1925. Na final do Torneio Avante Jovem em Futsal, que se jogará no domingo, também no Polidesportivo, teremos, às 16h00, em Traquinas (7-8 anos), o desafio entre a Escola Academia Sporting de Corroios e a Geração Benfica do Barreiro, e às 17h00, em Benjamins (9-10 anos), a partida entre o GMD União e Progresso de Vendas de Azeitão e o GD de Alfarim.

Aqueles que revelam interesse ou curiosidade podem, no Espaço Ciência, ter um contacto fácil e didáctico com o conhecimento científico através da exposição aí presente, este ano abordando o tema da Luz, ou divertindo-se num mini-laboratório.

Ser bebé não significa impossibilidade de ir e estar na Festa do Avante!. Os pais têm à sua disposição diversos Espaços Bebé, com água corrente e quente, bancadas para a mudança de fraldas e um micro-ondas onde é possível aquecer comida. Nos vários sanitários permanentes também existem fraldários.

Na Festa do Avante! a alegria dos mais novos anda de mãos dadas com a vontade de um futuro melhor, por isso a Festa também é das crianças e para as crianças.


Horários da Festa

Abertura e encerramento

Sexta-feira: das 19h00 à 01h30 (as portas abrem às 18h00)

Sábado: das 10h00 à 01h30

Domingo: das 10h00 às 22h30

Os visitantes não podem permanecer no recinto da Festa após o encerramento desta. Trinta minutos antes do encerramento não é permitida a entrada no recinto.

 

Bilheteiras

Sexta-feira: das 14h30 às 00h30

Sábado: das 09h30 às 00h30

Domingo: das 09h30 às 21h30

Tem direito ao comprovativo de reentrada quem o solicite. O comprovativo de reentrada só é valido até duas horas antes do encerramento da Festa. 


No recinto da Festa não é permitido:

  • Circular com objectos cortantes ou vasilhame em vidro;

  • Permanecer no recinto fora do horário da Festa;

  • Entrada de animais, (conforme legislação em vigor);

  • Montar tenda (existe no exterior do recinto um acampamento aberto aos visitantes);

  • Fazer venda ambulante;

A segurança e tranquilidade de todos tem de ser preocupação de cada um. Em caso de necessidade deve ser contactada a direcção da Festa, posto de informações, ou os pavilhões das organizações.

 

Transportes públicos

Chegar e voltar da Festa do Avante! é cada vez mais fácil. Utilizando diferentes meios de transporte – o autocarro, o comboio, o barco e o automóvel –, são várias e cómodas as alternativas. O transporte público continua a ser o melhor modo de chegar à Festa.

Para quem utiliza os comboios da Fertagus, saindo na estação de Foros de Amora, e recorrendo ao vaivém gratuito dos autocarros da SulFertagus, os visitantes chegam rapidamente e em segurança à Festa. Basta para isso levantar o respectivo bilhete no quiosque da Festa na estação de Foros de Amora ou ir a um Centro de Trabalho das regiões de Lisboa e de Setúbal. Também a partir da Festa, e decidindo regressar de transportes públicos, basta solicitar o respectivo bilhete para o percurso entre a Festa e a estação de Foros de Amora.

 

Parques de estacionamento

Os visitantes que venham em transporte próprio têm ao seu dispor dois parques de estacionamento públicos e gratuitos – o Parque Maria Pires a cerca de 500 metros da Festa e o parque REFER junto da Estação de Foros de Amora. Basta solicitar o bilhete de vaivém gratuito no quiosque da Festa localizado nessa estação para usufruir deste serviço.

 

Pessoas com mobilidade reduzida

Para as pessoas com mobilidade reduzida, para além de alguns lugares devidamente assinalados no exterior do recinto, é disponibilizado um serviço de transporte adaptado, que partindo de vários locais definidos tem acesso ao interior da Festa. Basta para isso contactar a Festa através do correio electrónico geral@festadoavante.pcp.pt ou nos dias da Festa recorrendo ao número 91 5007898.

 

Bagageira

Chegar à Festa e ter onde deixar a bagagem em segurança é uma preocupação de muitos. Em cada uma das entradas (Medideira ou Quinta da Princesa), está localizada uma bagageira, onde é possível deixar o seu material e usufruir plenamente da Festa sem mais preocupações com a bagagem.

A bagagem individual será guardada num saco fechado fornecido pela organização, dentro do horário definido. Só se aceita depósitos até uma hora antes do encerramento da Festa.

 

Horário

Sexta-feira: das 16h00 às 00h30

Sábado: das 10h00 às 00h30

Domingo: das 10h00 às 21h30

 

Carregamento de telemóveis

Estar sempre contactável, poder falar com a família e amigos para partilhar momentos inesquecíveis ou marcar um encontro, é uma preocupação de muitos. A Festa disponibiliza, assim, vários locais devidamente assinalados, onde é possível ter acesso a energia para carregar o respectivo telemóvel.


Perdidos, achados e informações

Na Festa do Avante! existe o espaço de Perdidos e Achados, localizado junto do Espaço Central, onde se pode procurar o que se perdeu ou entregar aquilo que se encontrou, sem esquecer que o mesmo também se pode fazer junto dos espaços das organizações ou da Comissão de Campo.

Aqui é possível confirmar informações ou tirar dúvidas.


Acampamento exterior

Para aqueles que não querem perder nada, existe a alguns minutos do recinto da Festa do Avante! o Parque do Serrado, um espaço sombreado com sobreiros e eucaliptos, com capacidade para caravanas e tendas, e cuja finalidade e preocupação é responder às necessidades e bem-estar dos visitantes da Festa.

As várias melhorias introduzidas nos últimos anos no Acampamento Exterior – cujo novo regulamento contempla o direito de impedir o acesso e/ou a permanência a quem o pretenda utilizar para outros fins –, permitiram criar um espaço revitalizado de descanso, lazer, convívio e camaradagem, visível ao nível das infra-estruturas e ordenamento do espaço, iluminação, chuveiros e sanitários, zona de churrascos. O alargamento do horário de funcionamento dos WC e do Bar garantem ao visitante padrões satisfatórios de qualidade e sossego.

Este ano, o check-in é a partir das 10h00 do dia 3 de Setembro (5.ª feira), e o chek-out até às 12h00 do dia 7 de Setembro (2.ª feira).

O Parque do Serrado é um espaço cada vez mais utilizado e recomendado pela organização, para os visitantes em geral ou para aqueles que asseguram o funcionamento da Festa do Avante! durante três dias. Para garantir lugar, deve efectuar-se desde já uma reserva, enviando o pedido por correio electrónico para geral@festadoavante.pcp.pt, ou através de fax para o número 212272516.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: