Aconteu
TdC devolve contratos de concessão

O Tribunal de Contas (TdC) devolveu, dia 23, pela segunda vez, ao Metropolitano de Lisboa e à Carris os contratos de subconcessão daquelas empresas a privados.

Já em Outubro, o Tribunal pediu esclarecimentos em algumas questões relativas à privatização, cujos contratos foram assinados, a 23 de Setembro, pelo Governo e pela empresa espanhola Avanza, apesar da forte contestação por parte dos sindicatos e da Câmara de Lisboa.

Após a assinatura, o Tribunal de Contas dispunha de 30 dias úteis para se pronunciar e só depois deste prazo os contratos entrariam entram em vigor. Com as devoluções, este período fica interrompido.


Governo mentiu sobre devolução de IRS

O Governo mentiu intencionalmente sobre a devolução da sobretaxa de IRS para ganhar as eleições, afirmou, dia 23, o bastonário da Ordem dos Contabilistas.

Segundo Domingos Azevedo, o Governo «criou esta ficção» «com o objectivo claro de obter resultados positivos enganando as pessoas».

O bastonário acrescentou que normalmente no último trimestre do ano a evolução dos impostos estabiliza ou até diminui e, por isso, não há perspectiva de receitas adicionais que venham a permitir alguma devolução da sobretaxa.


Combustíveis acima da média da UE

Em Outubro passado, Portugal era o sétimo país da União Europeia com gasolina mais cara (o quinto com o preço antes de impostos mais elevado), e o décimo que mais pagava pelo gasóleo (sexto com preço antes de impostos mais caro).

Segundo o relatório de Novembro da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), divulgado dia 19, a margens bruta do gasóleo era 3,5 cêntimos/litro superior à média europeia e a da gasolina estava 1,7 cêntimos acima.

Entre Janeiro e Outubro, o preço médio de venda ao público do gasóleo decresceu 0,2 por cento (-3 cêntimos), enquanto a gasolina aumentou 4,1 cêntimos (3,1%) no mesmo período.

O relatório indica ainda que o consumo de combustível diminuiu 1,2 por cento em Outubro face ao mesmo mês de 2014 (-0,4% de gasóleo e -4,3% de gasolina).


Biblioteca Saramago inaugurada em Avis

O município de Avis, no Alto Alentejo, inaugurou, dia 20, a nova biblioteca municipal, equipamento que recebeu o nome do escritor José Saramago.

O novo espaço nasceu num antigo celeiro da extinta EPAC, que foi remodelado e ampliado, envolvendo um investimento de 1,3 milhões de euros.

Integrado na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o equipamento é composto por uma recepção, uma área de multimédia e audiovisuais, sala de leitura para adultos, um espaço infantojuvenil, um auditório com 40 lugares sentados e uma zona para consulta local.


Bancos devoram pequenas poupanças

Uma investigação da DECO concluiu que efectuar depósitos nos bancos em Portugal «significa perder dinheiro», sendo que «em dez bancos é preferível» guardar o dinheiro «debaixo do colchão».

A instituição de defesa do consumidor foi a 20 bancos procurar soluções para aplicar 2500 euros por um ano e chegou à conclusão de que as instituições bancárias «cobram mais em comissões de manutenção de conta do que os juros» que paga ao depositante.

Os bancos oferecem para a aplicação de 2500 euros juros entre 1,8 e 36 euros, «mas as comissões de manutenção das contas podem chegar aos 83,2 euros», de modo o cliente ainda terá de pagar para ter as suas pequenas poupanças no banco.


China viaja a alta velocidade

Um comboio de alta velocidade chinês atingiu, dia 18, a velocidade de 385 quilómetros por hora, durante um teste efectuado na linha que liga Datong e Xi'an, no Noroeste da China.

O novo comboio, concebido de raiz e construído na China, deverá começar a operar no próximo ano e circulará a uma velocidade padrão de 350 quilómetros por hora.

Em menos de uma década, a China construiu a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, ultrapassando o Japão e a França, os países pioneiros desta tecnologia.

A primeira linha, inaugurada em 2008, por altura dos Jogos Olímpicos, foi um troço de 120 quilómetros entre Pequim e a cidade portuária de Tianjin. Actualmente, a linha mais longa, com 2298 quilómetros de extensão, liga Pequim a Cantão em oito horas.



Resumo da Semana
Frases