Aconteu
Almada levou projecto<br>à cimeira do Clima

O projecto MultiAdapt da Câmara Municipal de Almada foi um dos 20 selecionados pela ONU para ser apresentado no Pavilhão das Cidades e Regiões, durante a Cimeira do Clima, que decorreu em Paris.
Desenvolvido por uma equipa que juntou técnicos da autarquia e investigadores de várias universidades, o projecto MultiAdapt (Adaptação Multifuncional para Regulação de Cheias, Amenização Micro-Climática e Segurança Alimentar) combina a criação de hortas urbanas com bacias de retenção e a restauração ecológica de linhas de água.
Segundo a autarquia, daqui resulta «a promoção da infiltração em profundidade, controlo de cheias e de produção hortícola biológica local, restabelecimento de continuidades ecológicas, bem como amenização dos efeitos de ilha de calor urbana».
O presidente da autarquia, Joaquim Judas, esteve presente, dia 4, na Cimeira do Clima para os Líderes Locais, em representação de Almada, ao lado de outros 35 presidentes de câmaras municipais e de regiões de todo o mundo.


Ateneu de Coimbra<br>comemora 75 anos

O Ateneu de Coimbra encerrou, dia 5, as comemorações dos 75 anos da sua fundação com um concerto de Sérgio Godinho, num espectáculo que contou ainda com a presença da Tuna Souselense, com algumas das «Canções Heróicas» de Fernando Lopes-Graça, e do grupo Macadame, com temas da música tradicional portuguesa.
Constituído em 1940 por dissidentes do Grémio Operário, intelectuais, militantes comunistas, operários e comerciantes, o Ateneu formou-se com o objectivo de, através da cultura, fazer oposição política ao regime fascista.
O Ateneu organizou um grupo de teatro, um projecto de alfabetização, a par de bailes e campeonatos de damas e xadrez, e desenvolveu uma vertente social de auxílio a famílias de presos políticos, durante a ditadura.


Cineastas denunciam<br>ruptura financeira

Cerca de 40 produtores e realizadores de cinema denunciaram, dia 1, em comunicado a situação de «rutura financeira» do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Em causa estão compromissos de pagamentos a produtoras de cinema, por parte do ICA, que rondam um total de quatro milhões de euros.
«As verbas existem, estão é bloqueadas pela necessidade de autorizações e decisões formais», decisões que «envolvem o Ministério das Finanças, a Direcção Geral do Orçamento e a Anacom», afirma o texto assinado por produtores como Luís Urbano, Joana Ferreira e Abel Ribeiro Chaves, e por realizadores como João Canijo, Pedro Costa, Zezé Gamboa e Susana Nobre.


ERC investiga imagens do interrogatório<br>a Miguel Macedo

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu abrir um processo sobre a divulgação de imagens do interrogatório ao ex-ministro Miguel Macedo pela CMTV, na sequência de uma queixa que lhe foi apresentada.
Recorda-se que, no dia 29 Novembro, a CMTV divulgou imagens e áudio dos interrogatórios do ex-ministro da Administração Interna (MAI) Miguel Macedo e do ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Jarmela Palos, ambos acusados no processo dos Vistos Gold. Um dia depois, a Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciava a abertura de um inquérito ao ocorrido, esclarecendo, em declarações à Lusa, que «embora o processo em causa já não se encontre em segredo de justiça, a divulgação destes registos está proibida, nos termos do artigo 88 n.º 2 do Código de Processo Penal, incorrendo, quem assim proceder, num crime de desobediência (art.º 348.º do Código Penal)».
Miguel Macedo está acusado de três crimes de prevaricação de titular de cargo político e de um crime de tráfico de influência, no âmbito do processo Vistos Gold, que envolve um total de 17 pessoas e quatro empresas.


UE reconhece Promontório de Sagres

O Promontório de Sagres, no Algarve, foi distinguido com a Marca do Património Europeu 2015, segundo anunciou, dia 2, a Comissão Europeia.
O local foi escolhido pela sua importância na epopeia dos Descobrimentos, «que marcaram a expansão, lançando a civilização europeia no seu caminho para o projecto global que veio a definir o mundo moderno», segundo Bruxelas.
O Promontório e Fortaleza de Sagres datam do primeiro quartel do século XV e estão ligados aos Descobrimentos e à figura do seu promotor, o Infante D. Henrique.
A Marca do Património Europeu foi anteriormente atribuída à Biblioteca da Universidade de Coimbra e à Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867).


Novo livro de Domingos Lobo

«Largo da Mutamba» é título do livro de contos de Domingos Lobo, recentemente dado à estampa pela Nova Vega Editora. A obra, composta de dez contos que têm como cenário a cidade de Luanda durante a época colonial, foi distinguida com o Prémio Literário Alves Redol de 2013, galardão instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
O livro foi lançado numa sessão pública promovida pelo Município de Benavente, dia 5, no foyer do cineteatro local, onde foi apresentado pelo escritor Sérgio de Sousa.



Resumo da Semana
Frases