Vítor Castro integrou o Comité Central
durante 25 anos
Faleceu Vítor Castro

Faleceu Vítor Castro, até há bem pouco tempo membro dos organismos executivos da Comissão Concelhia do Barreiro e da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP. Foi membro do Comité Central do PCP de 1979 a 2004.Tinha 75 anos.

Nascido em Lisboa, pintor da construção civil, aderiu ao PCP em 1975, passando a funcionário dois anos depois. Foi delegado sindical e membro da Comissão Intersindical e da Comissão de Trabalhadores da empresa onde trabalhava, «José Esteves Lda.» Na Organização Regional de Lisboa do Partido, integrou o organismo de direcção da construção civil, foi responsável pela organização da 3.ª zona da cidade de Lisboa, membro do Comité Local de Lisboa, do executivo e do Secretariado do sector dos transportes, do executivo e do Secretariado da Comissão Concelhia da Amadora e da Comissão Distrital da Organização Regional de Lisboa.

No início da década de 90, passou a integrar a Organização Regional de Setúbal do PCP, fazendo parte do seu sector sindical. Até Fevereiro deste ano, foi membro dos organismos executivos da Comissão Concelhia do Barreiro, saindo no mês seguinte da Direcção da Organização Regional de Setúbal.

No funeral, realizado no dia 6 no cemitério de Vila Chã, no Barreiro, Armando Morais, da Comissão Central de Controlo, referiu-se a Vítor Castro como alguém que «viveu intensamente a vida que dedicou aos outros através da luta por um mundo melhor». O dirigente comunista elogiou o «camarada bastante responsável e com grande espírito de classe, modesto, ponderado, dedicado». O falecimento de Vítor Castro, garantiu Armando Morais, «representa uma enorme perda para a organização e luta dos trabalhadores do Barreiro e da região e para o PCP», bem como para a sua família, «a quem deixamos a nossa solidariedade neste momento de dor e sofrimento».

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: