Aconteu
Exame de inglês suspenso

A Fenprof saudou a suspensão do exame de inglês do 9.º ano, da responsabilidade da Universidade de Cambridge, considerando que os professores portugueses «são o melhor certificado de garantia da qualidade das aprendizagens».
Esta posição da estrutura sindical foi assumida, dia 9, após a decisão tornada pública na véspera pelo Ministério da Educação de suspender o exame imposto pelo anterior titular da pasta, Nuno Crato, por «incompatibilidade dos termos de aplicação com o modelo de aferição e avaliação agora proposto».
Para a Fenprof importa agora esclarecer quais os custos para o erário público decorrentes da implementação desta prova, os compromissos assumidos com a Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, ou o «papel desempenhado pelos chamados parceiros que subscreveram o protocolo inicial».
A Fenprof congratulou-se ainda com a decisão de eliminar as provas finais de 4.º e 6.º anos, exames que em sua opinião são uma «peça-chave das políticas de elitização», saudando a criação de «provas de aferição que não são exames disfarçados de outra coisa».


Museu em Mora

Está na recta final a construção do Museu Interactivo do Megalitismo, equipamento que a Câmara Municipal de Mora prevê abrir ao público já em Abril próximo ou Maio. Esta é uma das principais apostas para este ano daquela autarquia do distrito de Évora, envolvendo um investimento de 2,5 milhões de euros, comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários.
O núcleo museológico integra o projecto de recuperação da estação ferroviária de Mora, perspectivando-se que seja complementar ao «Fluviário», atracção que espelha a riqueza e diversidade dos lagos e dos rios e que acolhe anualmente cerca de 50 mil pessoas.
O novo museu vai aproveitar e potenciar a riqueza arqueológica ligada à arte megalítica existente no concelho, revelou no dia 8 à Lusa o presidente da Câmara Luís de Matos.


Por obras no IC 1

As Câmaras de Alcácer do Sal e de Grândola exigem a reparação urgente do Itinerário Complementar (IC) 1, advertindo que o actual estado de degradação «coloca em causa a segurança» dos automobilistas.
«Pavimento deteriorado, sulcos de desgaste causados pelos rodados dos veículos pesados, lombas e outras deformações causadas por raízes de árvores, buracos, depressões e fracturas», são alguns dos problemas identificados.
Ao secretário de Estado das Infra-estruturas foi pedida no dia 8 uma audiência pelos presidentes daqueles dois municípios alentejanos do distrito de Setúbal. Em nota à imprensa, Vítor Proença (Alcácer do Sal) e António Figueira Mendes (Grândola) sublinham a necessidade de uma «solução urgente para o péssimo estado» do troço daquela via entre as duas sedes de concelho, lembrando que esta reparação é de há muito uma exigência das autarquias, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), comissões de utentes, empresas, forças de segurança e população em geral.


Torga esteve na lista<br>para o Nobel

Miguel Torga integrou em 1965 a lista de autores propostos para o Prémio Nobel da Literatura, soube-se no passado dia 8, com a divulgação da respectiva acta pela Academia Sueca, que mantém essa lista de nomes em segredo durante meio século. Nesse ano o galardão foi atribuído a Mikhail Sholokov.
De acordo com os arquivos da Academia, consultáveis apenas até 1963, o nome de Miguel Torga foi ainda proposto por cinco vezes entre 1959 e 1962.
Da biografia do escritor transmontano nascido em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, em 12 de Agosto de 1907, consta que em 1978 foi feita nova proposta de atribuição do Nobel por ocasião dos 50 anos da sua carreira literária. O escritor morreu, em 1995, aos 87 anos.


Petróleo em baixa

O barril de referência da OPEP cotou-se no dia 7 a 29,71 dólares, baixando assim o valor de 30 dólares pela primeira vez desde 5 de Abril de 2004.
Com esta depreciação, a cotação do petróleo da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) mantém a brusca tendência de baixa, contrariando leituras que admitiam uma subida de preços face à tensão política entre o Irão e a Arábia Saudita.



Resumo da Semana
Frases