Aconteu
Cidade do desporto arrancou em Setúbal

A programação de «Setúbal, Cidade Europeia do Desporto» arrancou no sábado, 30, no Pavilhão das Manteigadas, com um desfile do movimento associativo e de diversas federações nacionais e internacionais.

Ao longo do ano, a capital sadina será palco de centenas de provas desportivas, em que se incluem 28 internacionais, 95 nacionais e mais de 200 locais, promovidas pela comunidade escolar e pelo movimento associativo.

Entre os eventos previstos destaca-se o final de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que regressa a Setúbal após uma ausência de 40 anos.

Grande relevância terá também a prova de natação «Aguas Abertas», com um circuito de dez quilómetros no rio Sado, que qualifica atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil.

 


Aumento dos abonos entrou em vigor

Os aumentos dos abonos de família e dos abonos de família pré-natal entraram em vigor, na segunda-feira, 1, variando entre os dois e os 3,5 por cento.

Os montantes mensais passam a ser de 145,69 euros para as crianças com idade igual ou inferior a 12 meses, e de 36,42 euros para crianças com mais de um ano, inseridas no primeiro escalão de rendimentos.

No segundo escalão de rendimentos, os valores são de 119,66 euros e de 29,92 euros, respectivamente.

No terceiro escalão os abonos são de 94,14 euros para crianças até 12 meses, e 27,07 euros, para as crianças com mais de um ano.

O abono de família pré-natal passa a ser de 145,69 euros para o primeiro escalão de rendimentos, 119,66 euros para o segundo escalão, e 94,14 euros para o terceiro escalão. Os abonos em famílias monoparentais são aumentados 35 por cento.

 


Dívida pública aumentou em 2015

A dívida pública atingiu os 231,1 mil milhões de euros em Dezembro de 2015, o que representa um aumento de 5,3 mil milhões de euros face ao registado no final de 2014.

Segundo um comunicado do Banco de Portugal divulgado na segunda-feira, 1, «as transferências de capital efectuadas pelo Estado e pelo Fundo de Resolução para o Banif implicaram um aumento de 2,3 mil milhões de euros na dívida».

A resolução do Banif, que era o sétimo maior grupo bancário português e líder de mercado nos Açores e na Madeira, foi acompanhada de um apoio público de 2255 milhões de euros, a que se somam duas garantias bancárias do Estado no total de 746 milhões de euros.

 


Faleceu o actor José Boavida

José Boavida, actor, encenador, professor de expressão dramática, faleceu aos 51 anos, dia 26, no Hospital Amadora-Sintra, onde estava internado, na sequência de uma paragem cardio-respiratória a 7 de Janeiro.

Numa nota em que manifesta sentidas condolências a toda a família, o Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP recorda que o actor havia assinalado 30 anos de carreira em 2015, com uma presença constante no teatro, cinema e televisão.

Nascido em Castelo Branco, iniciou-se como actor amador no Teatro Infantil de Lisboa. Depois integrou A Barraca e o Teatro Aberto, onde representou peças de Shakespeare, Ionesco, Molière ou Ibsen. No cinema trabalhou com João Mário Grilo, Inês de Medeiros, Joaquim Leitão (em «Até Amanhã, Camaradas»), entre outros. Em televisão integrou os elencos de diversas produções, nomeadamente na série «Bem-vindos a Beirais» em exibição.

Dinamizou a criação de grupos de teatro, nomeadamente o Alta Cena, na Sociedade de Instrução Guillherme Cossoul, do qual foi director artístico até 2014. Entre 1997 e 2000 pertenceu à direcção do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos. José Boavida tinha ligação ao PCP há várias décadas.

 


Centenário de Vergílio Ferreira

A Câmara Municipal de Gouveia iniciou, dia 28, as comemorações do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, apresentando um ciclo de actividades que se prolonga até Janeiro do próximo ano.

O programa incluiu para já o lançamento da reedição das obras de Vergílio Ferreira (pela editora Quetzal), a reposição de um busto no centro da cidade, a inauguração de uma exposição e a realização de um colóquio.

Nascido a 28 de Janeiro de 1916, na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, Vergílio Ferreira, falecido em 1 de Março de 1996, dedicou grande parte da sua vida ao ensino, legando-nos uma vasta obra literária que foi distinguida com relevantes prémios e condecorações nacionais.

 


Cinema perde Jacques Rivette

O realizador francês Jacques Rivette faleceu, dia 29, aos 87 anos. Nascido em Rouen, Normandia, em 1928, Rivette foi um dos principais representantes do movimento «Nouvelle Vague», ao lado de Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol e Eric Rohmer.

Iniciou a carreira em 1958, com a longa-metragem «Paris nous appartient», tendo realizado mais de 30 películas. A sua última longa-metragem, «36 vues du pic Saint-Loup» saiu em 2009. Entre 1952 e 1965 trabalhou na revista francesa de cinema Cahiers du Cinéma.



Resumo da Semana
Frases