Aconteu
Chumbos causam insucesso escolar

Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado dia 11, coloca Portugal em oitavo lugar na lista dos países com mais repetentes.
O estudo revela que no nosso País a «retenção» (a reprovação) é o principal factor de risco de insucesso escolar e por isso aconselha a uma mudança de política.
Os últimos dados do Ministério da Educação mostram que um em cada cinco alunos chumba ou desiste de estudar no Ensino Secundário. Cerca de 35 por cento dos alunos não conseguem terminar o 12.º ano à primeira e 22 por cento dos alunos de cursos científico-humanísticos não conseguiram fazer os três anos de escolaridade no tempo previsto.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) reconhece que os chumbos atingem cerca de 150 mil alunos do sistema de ensino (público e privado) e representam um custo de cerca de 600 milhões de euros.
Por seu lado, a Confederação Nacional de Associações de Pais defende um maior investimento nos alunos para inverter a cultura dos chumbos, problema que também o CNE aponta como o mais grave do sistema educativo.


Humberto Delgado dá nome ao aeroporto

O Governo decidiu, dia 11, atribuir a designação de Aeroporto Humberto Delgado ao Aeroporto da Portela, a partir de 15 de Maio, data em que se comemora o aniversário do nascimento do general assassinado há 51 anos pelo regime fascista.
Como foi realçado na ocasião, Humberto Delgado foi uma figura maior da oposição ao regime da ditadura e teve um papel muito relevante na área da aviação civil, tendo presidido à fundação da TAP.
A proposta foi apresentada pela Câmara de Lisboa numa moção aprovada por unanimidade a 11 de Fevereiro de 2015.


Ciclo homenageia Henrique E. Santo

A Cinemateca Portuguesa presta homenagem ao produtor Henrique Espírito Santo com a exibição de um ciclo de cinema que recorda as várias facetas de «uma das figuras incontornáveis do Cinema Novo português».
Os promotores da iniciativa descrevem o homenageado, hoje com 84 anos, como um «cineclubista de formação, antifascista militante por convicção, director de produção e produtor de profissão e, 'last but not the least', formador de toda uma geração de profissionais de cinema, na área da produção».
A programação iniciou-se na segunda-feira, 15, com «O Recado» (1971), de José Fonseca e Costa, com Maria Cabral, o primeiro filme no qual Henrique Espírito Santo assina a direcção de produção.
Até ao final do mês serão projectados mais cerca de 30 filmes, de que se destaca «Veredas» (1977), de João César Monteiro; «Jaime» (1974), de António Reis; «Ardiente Paciencia» (1983), de Antonio Skármeta, e «A promessa» (1972), de António de Macedo.
No próximo dia 26, a Cinemateca exibirá o filme «As desventuras do Drácula von Barrreto, nas Terras da Reforma Agrária», de 1977, no qual Henrique Espírito Santo participa como actor.


Cante alentejano encanta Madrid

O cante alentejano fez-se ouvir, dia 13, pela primeira vez, em Madrid, com a actuação dos cantadores de Vila Nova de São Bento e d'Os Ganhões de Castro Verde, no Teatro do Círculo de Bellas Artes da capital de Espanha.
Além dos grupos dos concelhos de Serpa e Castro Verde, actuou também o grupo de violas campaniças «Moços D`uma Cana».
A iniciativa foi promovida pelo Festival Terras Sem Sombra, cujo objectivo é a divulgação do Cante Alentejano, declarado património cultural imaterial da Humanidade desde 2014.


Crítica distingue criadores do teatro

A Associação Portuguesa de Críticos de Teatro anunciou, dia 13, a atribuição do Prémio da Crítica 2015 à cenógrafa Cristina Reis «pela arquitectura de cena que criou para o espetáculo Hamlet», uma coprodução do Teatro da Cornucópia e da Companhia de Teatro de Almada.
O júri, constituído por Emília Costa, Gonçalo Frota, Helena Simões, João Carneiro e Maria Helena Serôdio, decidiu ainda atribuir uma Distinção Particular ao Teatro Experimental de Cascais, que celebra 50 anos, e ao seu director Carlos Avilez, e três Menções Especiais a trabalhos de Luísa Costa Gomes e António Pires, do actor João Pedro Vaz, e do actor e encenador Elmano Sancho.



Resumo da Semana
Frases