Aconteu
Desemprego mantém-se elevado

A taxa de desemprego manteve-se nos 12,2 por cento, em Janeiro, inalterada face aos dois meses anteriores, revelou, dia 29, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados oficiais fixam em 619,5 mil a população desempregada entre os 15 e os 74 anos.
A taxa de desemprego dos jovens situou-se em 29,9 por cento, uma diminuição de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior.
Quanto à população empregada, a estimativa provisória do INE aponta para 4 477,6 mil pessoas, menos 0,1 por cento do que em Dezembro de 2015, ou seja menos 4,4 mil indivíduos empregados.
A taxa de emprego em Janeiro recuou 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior, situando-se em 57,2 por cento.


Carlos Paredes evocado no Tivoli

Luísa Amaro e os Bonecos de Santo Aleixo celebraram, dia 23, «O Amigo Paredes», no Teatro BBVA Tivoli, em Lisboa, por ocasião do 90.º aniversário do nascimento do guitarrista e compositor.
Luísa Amaro, a última acompanhadora de Paredes, interpretou vários temas do músico genial, contando com a participação do clarinetista Gonçalo Lopes e do pianista Paulo Sérgio.

Em versões novas, com arranjos da guitarrista, ouviu-se a versão «Verdes anos/Summertime», que, segundo explicou Luísa Amaro, se deveu ao facto de Paredes se ter inspirado no tema de George Gershwin para compor os «Verdes Anos».
O espectáculo foi ainda enriquecido com a actuação do Bonecos de Santo Aleixo, do Centro Dramático de Évora (Cendrev), com quem Paredes tocou várias vezes.


Novo Banco prevê<br>mais despedimentos

A equipa de gestão do Novo Banco anunciou, dia 25, que o plano de reestruturação da entidade implica a saída de mais 500 trabalhadores este ano.
No entanto, segundo uma nota divulgada no mesmo dia pela Comissão Nacional de Trabalhadores, «o banco terá que reduzir em 2016, cerca de mil postos de trabalho, sendo suposto que 500 sejam através do recurso a um despedimento colectivo».
No ano passado, o Novo Banco reduziu em 411 o número de colaboradores para um total de 7311 funcionários, encerrando 40 agências para um total de 635. A entidade fechou o exercício de 2015 com um prejuízo de 980,6 milhões de euros.


Empresas em incumprimento

Quase 30 por cento das empresas privadas em Portugal têm créditos vencidos por saldar, refere o Banco de Portugal no seu Boletim Estatístico, publicado dia 23.
A banca concedeu 81,3 mil milhões de euros de financiamento a empresas privadas, dos quais 16,2 por cento estão em situação de incumprimento, enquanto a percentagem de devedores se eleva a 29,4 por cento.
As empresas públicas fecharam o ano com 2,2 mil milhões de euros de financiamento bancário, dos quais apenas 1,2 por cento correspondeu a crédito vencido, situando-se a percentagem de devedores nos 4,8 por cento.


«Não Podiam Trabalhar com Fome»

As precárias condições de trabalho e de vida nas minas de São Pedro da Cova levaram os operários a realizar a greve de 1946.
É a memória desse tempo que Daniel Vieira, presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, eleito pela CDU, investigou no âmbito do seu mestrado em História Contemporânea.
Esse trabalho parte da análise de fundos documentais, designadamente os arquivos da PIDE e do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova e procura reconstituir o contexto da época, os antecedentes e a origem do movimento grevista que abalou o regime salazarista.
A obra foi apresentada, dia 26, pelo historiador Manuel Loff, no auditório da Escola profissional de Gondomar.


Notas de Viagens<br>de Fernando Miguel Bernardes

«Notas de Viagens – Ritmos e Mitos» é o novo livro de poesia de Fernando Miguel Bernardes.
Com cerca de duas dezenas de títulos publicados, nos diversos géneros, romance, conto, literatura infantil, a poesia tem um lugar destacado na obra de Fernando Miguel Bernardes.
Poemas seus foram musicados e cantados, ou declamados, alguns com gravação em disco, por artistas como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Niza, Manuel Freire, Daniel, José Jorge Letria, Samuel e José Carlos Ary dos Santos.
O presente livro, dado à estampa pela Mar da Palavra, conta com um texto introdutório de José d’Encarnação.



Resumo da Semana
Frases