Aconteu
Taxas impedem<br>acesso à Saúde

Cerca de nove por cento de consultas no Serviço Nacional de Saúde e 15 por cento de urgências não se realizaram em 2015 devido a incapacidade dos utentes para pagar as taxas moderadoras.
A conclusão consta de um estudo, apresentado dia 8 em Lisboa, pela escola de gestão de informação da Universidade Nova de Lisboa.
A análise revela ainda que cerca de mais de cinco por cento dos exames de diagnóstico não puderam ser feitos pela mesma razão.
Sem o entrave das taxas moderadoras, teria havido em 2015 um acréscimo de 2,8 milhões de consultas nos centros de saúde, de 1,2 milhões de consultas de especialidade hospitalar e 1,1 milhões de episódios de urgência.
Baseando-se em inquéritos representativos da população, o estudo mostra que a grande maioria da população portuguesa considera o valor das taxas moderadoras elevado e apenas 35 por cento o classificam de adequado.


Prisões sobrelotadas

Portugal era o nono país da Europa com maior sobrelotação nas cadeias em 2014, segundo um relatório do Conselho da Europa divulgado dia 8.
Além do nosso País os estabelecimentos prisionais mais sobrelotados encontram-se na Hungria, Bélgica, Macedónia, Grécia, Albânia, Espanha, França e Eslovénia.
Em 2013, a capacidade das prisões portuguesas era de 117 presos por 100 lugares, passando para 111 detidos em 2014, sendo a média dos 47 países do Conselho da Europa de 94 presos por 100 lugares.
O documento refere ainda que cada preso custou ao Estado português, por dia, 41,45 euros em 2013. Este valor desceu 12,25 euros em relação a 2010, quando cada recluso custava, por dia, 53,7 euros.


Assédio vitima 1,5 milhões

Mais de 1,5 milhões de pessoas foram vítimas de assédio moral ou sexual, segundo indica um estudo, divulgado dia 9, da responsabilidade da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
Os dados mostram que o assédio sexual atinge 12,6 por cento da população activa, enquanto a média dos países europeus ronda os dois por cento. No assédio moral, a relação é de 16,5 por cento para Portugal e 4,1 por cento na média europeia.


João Pereira ganha bronze no triatlo

O atleta João Pereira conquistou, dia 12, o 3.º lugar na Taça do Mundo de triatlo, em Mooloolaba, na Austrália.
A prova foi dominada pelos espanhóis Mario Mola e Vicente Hernandez, que chegaram no primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Mola completou os 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e dez quilómetros de corrida com o tempo total de 00:52:54, seguido do também espanhol Vicente Hernandez, com 00:52.59, e por João Pereira, com 00:53.11.
Em 2015, João Pereira venceu a Taça do Mundo da modalidade, em Antalya, na Turquia.


Morreu Nicolau Breyner

Nicolau Breyner morreu, dia 14, aos 75 anos. Ao longo de mais de 55 anos de carreira foi actor, produtor, realizador, destacando-se no cinema, teatro, na formação de actores e, sobretudo, na ficção em televisão.
Nascido em Serpa, em 1940, viveu e estudou em Lisboa. Nos anos 60 estreou-se como actor na peça «Leonor Telles», de António Lopes Ribeiro, no Teatro da Trindade, e na televisão com «Cruzeiro de Férias», ao lado de António Silva.
Na década de 70 ganha notoriedade com o programa «Nicolau no País das Maravilhas», no qual protagonizou, com um então estreante Herman José, a rábula «Senhor Feliz e Senhor Contente».
Fundador da NPB Produções, o seu nome está ligado a dezenas de produções de ficção, entre novelas, programas de humor e entretenimento.


Filme premiado na Finlândia

A curta-metragem «Blood Brothers», de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, foi distinguida com o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Tampere, na Finlândia.
A película, que mostra uma noite na vida dos Forcados Amadores de Montemor, ainda não teve estreia em Portugal, mas já passou por festivais de cinema no México, França, Espanha, Reino Unido, Eslováquia, Itália, Países Baixos, Coreia, Lituânia e Rússia.
O Festival de Cinema de Tampere, dedicado às curtas-metragens, foi fundado em 1969 e é o mais antigo da Escandinávia, exibindo anualmente mais de 500 obras. A 46.ª edição do certame decorreu entre os dias 9 e 13.



Resumo da Semana
Frases