Aconteu
Taxa de desemprego subiu em Fevereiro

A taxa de desemprego aumentou 0,2 pontos percentuais em Fevereiro, face ao mês anterior, subindo para 12,3 por cento, segundo a estimativa provisória divulgada, dia 1, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A população desempregada naquele mês foi de 622,2 mil pessoas, ou seja um acréscimo de 5,5 mil pessoas.
A taxa de desemprego dos homens (12,3%) excedeu a das mulheres (12,2%), enquanto a dos jovens atingiu 30 por cento, todas aumentando 0,1 pontos percentuais.
A população empregada é agora de quatro milhões e 453 mil pessoas, tendo diminuído 0,3 por cento em relação ao mês anterior (menos 14,8 mil pessoas).


Enfermeiros pagos a três euros/hora

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou, dia 30, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, que há enfermeiros subcontratados nos hospitais públicos que recebem três euros à hora.
Ana Rita Cavaco considerou que o Estado, designadamente a Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS), deve investigar essas empresas de contratação que pagam salários miseráveis aos profissionais, ao mesmo tempo que levam milhares de euros do erário público.
A responsável frisou que situações destas «põem em risco a vida das pessoas», notando que o recurso a empresas em vez de contratar os enfermeiros necessários é uma opção que sai muito mais cara ao Estado.


Curta premiada em Hong Kong

O filme «Balada de um Batráquio», de Leonor Teles, venceu, dia 2, o prémio de melhor curta-metragem no festival internacional de cinema de Hong Kong.

O júri considerou que a película lembra «o poder do cinema para ser livre, criativo e de falar aos oprimidos», destacando «a narrativa inteligente e profunda» que articula «uma mensagem humanista com o humor».

A curta-metragem, que foi distinguida, em 20 de Fevereiro, com o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, expõe comportamentos xenófobos para com a etnia cigana em Portugal, designadamente a prática de colocar sapos de cerâmica em estabelecimentos comerciais para afastar os seus membros.


Homem Morto Não Chora

O grupo de teatro Não Matem o Mensageiro estreou, dia 24, em Almada, a peça «Homem Morto Não Chora», da mesma equipa que levou à cena «Marx na Baixa», espectáculo que teve mais de cinco mil espectadores em cerca de duas dezenas de cidades do País e também no Brasil.
A peça resulta de um original de António Santos, tem encenação de Mafalda Santos, interpretação de André Levy e André Albuquerque e direcção técnica de João Barreiros.
Já em digressão pelo País, o espectáculo, uma comédia de humor ácido que nos fala dos bastidores da corrupção na política, pode ser visto no Teatro da Comuna, em Lisboa, de 14 até 24, e no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, Moita, no dia 30.


Cante alentejano em moeda comemorativa

O Cante Alentejano, elevado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 2014, é tema de uma moeda de colecção comemorativa que será cunhada este ano pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Segundo anunciou a instituição, dia 31, o plano para 2016 inclui ainda uma moeda dedicada ao futebolista Eusébio, que inicia a série «Heróis do Desporto», ao Lince Ibérico, série das «Espécies de Animais Ameaçadas», e ao Figurado Cerâmico de Barcelos, na série «Etnografia Portuguesa», entre vários temas e acontecimentos relevantes.


Nova revista literária chegou às bancas

Café com Letras é o nome da nova revista literária lançada, dia 1, pela editora Nota de Rodapé, sob direcção de Maria João Cantinho, que «pretende afirmar-se «como um espaço de reflexão e crítica em torno da realidade literária».
O primeiro número inclui duas entrevistas, uma com a jovem autora e ensaísta Ana Henriques Pato e outra com o consagrado poeta e ensaísta Manuel Gusmão, que fala da literatura de resistência em Portugal, assunto que é tratado num dossier temático.
Com cerca de cem páginas e tiragem de 20 mil exemplares, a nova publicação é distribuída não apenas em Portugal mas igualmente no Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Timor.

 



Resumo da Semana
Frases