Aconteu
Desempregados<br>sem protecção

A Segurança Social pagou em Março perto de 250 mil prestações de desemprego, número que traduz uma redução de 6300 beneficiários face ao mês anterior, e representa cerca de 40 por cento do total de desempregados contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Assim, mais de 372 mil pessoas, de um total de 622,2 mil desempregados, não recebem quaisquer apoios por desemprego.
Os números da Segurança Social incluem o subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego inicial, subsídio social de desemprego subsequente e prolongamento do subsídio social de desemprego. Estas prestações atingiram em Março o valor médio de 455,34 euros.


Tribunal dá razão<br>ao município da Moita

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada indeferiu a providência dos Transportes Sul do Tejo (TST) que visava travar o alargamento do serviço dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) ao concelho da Moita.
O projecto, resultante de um protocolo assinado em Dezembro último entre os municípios da Moita e do Barreiro, pretende a extensão de duas linhas dos TCB, unindo as freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e a freguesia de Alhos Vedros.
Contudo, a TST bloqueou o serviço interpondo várias acções em tribunal uma delas ainda por resolver. O operador privado invoca prejuízos para a sua exploração, argumento que para já foi rejeitado pelo tribunal.


TEC estreou «Guernica»

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) estreiou, dia 20, a peça «Guernica», da autoria do espanhol Fernando Arrabal.
om encenação de Carlos Avilez, o espectáculo relaciona o célebre quadro de Pablo Picasso e os bombardeamentos do município basco em 1937, pela aviação nazi, que o quadro do pintor evoca.
Escrita em 1961, «Guernica» é «mais um manifesto universal antiguerra», refere a companhia, lembrando que a crise dos refugiados confere uma particular actualidade ao texto de Arrabal.


Ferreira de Castro<br>evocado em Manteigas

A Câmara de Manteigas assinalou, dia 24. os cem anos da vida literária de Ferreira de Castro, com uma palestra e uma caminhada pela Serra da Estrela, que inspirou a obra «A Lã e a Neve» (1947)
Nascido em 1898, Ferreira de Castro emigrou aos 12 anos para o Brasil, onde publicou o seu primeiro romance, «Criminoso por Ambição», em 1916. A experiência passada na Amazónia é mais tarde transposta para «A Selva», obra publicada em 1930 e porventura o seu romance mais importante.


Saramago abre<br>Livros RTP

«Ensaio sobre a cegueira», de José Saramago é o primeiro título da colecção «Essencial – Livros RTP», que chegou, dia 20, às livrarias.
A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a televisão pública e o Grupo LeYa, visa promover a leitura, disponibilizando todos os meses a um preço reduzido obras de grandes autores da língua portuguesa e de outras línguas.
Lançada 46 anos depois do surgimento da primeira série dos célebres «Livros RTP», que tiveram à época um enorme sucesso, a colecção faz parte do Plano Nacional de Leitura, é dirigida por Zeferino Coelho, editor do Nobel português da literatura.
Numa primeira fase, estão previstos 25 títulos, metade dos quais de escritores portugueses, mas onde também figuram grande clássicos como «Capitães da Areia», de Jorge Amado, «Cem Anos de Solidão», de Gabriel García Márquez ou «O Grande Gatsby», de F. Scott Fitzgerald.


Prince morre<br>aos 57 anos

O músico e compositor norte-americano Prince morreu, dia 21, aos 57 anos. Nascido em Minneapolis, em 1958, Prince Rogers Nelson era considerado um dos nomes mais influentes da música pop, citado por dezenas de artistas pelo talento e capacidade criativa.
Prince iniciou a carreira no final da década de 70, destacando-se com êxitos como «Dirty Mind» (1981) ou «Purple Rain» (1984).
O autor de «Sometimes it Snows in April» esteve várias vezes em Portugal, a mais recente das quais no Verão de 2013, com um concerto surpresa no Coliseu de Lisboa.
Em 2010, actuou no festival Super Bock Super Rock, perto da praia do Meco, onde contou com a presença da fadista Ana Moura, de quem era amigo e admirador.



Resumo da Semana
Frases