Muito para descobrir na Festa
Um grande encontro desportivo

Ao longo dos últimos 40 anos, a Festa do Avante! tem-se afirmado como uma grande iniciativa política, cultural e de massas. Este ano não será diferente.

 

Quem já foi à Festa do Avante!, e sobretudo quem é dela um visitante regular, retém seguramente momentos inesquecíveis aí passados: os grandes concertos nos palcos principais e as agradáveis surpresas descobertas nos mais pequenos, os vibrantes comícios e a força militante que deles emanam, as esclarecedoras exposições e o contributo que dão a uma atitude mais informada e activa no dia-a-dia, os inesquecíveis momentos de alegria e camaradagem passados nos diversos restaurantes e bares.

Mas sendo tudo isto, a Festa do Avante! é muito mais. É, por exemplo, e desde a sua primeira edição, em 1976, um dos maiores e mais dinâmicos encontros desportivos de carácter informal e festivo do País. Quarenta festas do Avante! (contando com a que se aproxima) significam outras tantas edições de intensa e sã actividade desportiva, com a participação entusiástica, ano após ano, de muitos milhares de atletas, técnicos e dirigentes de largas dezenas de modalidades desportivas.

Novamente este ano, praticantes de mais de 30 modalidades, umas de raiz popular, outras de alta competição, em representação de centenas de colectividades, associações e federações, ou simples praticantes informais, participarão na Festa do Avante!. Aliás, estão já a fazê-lo, pois nos meses que antecedem o primeiro fim-de-semana de Setembro realizam-se diversas iniciativas e torneios desportivos de promoção da Festa: até ao momento tiveram já lugar os jogos de apuramento do Torneio Avante! Jovem nas categorias de Petizes, Traquinas e Benjamins, que este ano registaram a participação recorde de 128 equipas de vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, envolvendo mais de 1500 jovens atletas dos 6 aos 12 anos de idade, para além dos técnicos, dirigentes e muitos pais.

As meias-finais tiveram lugar no fim-de-semana da primeira jornada de trabalho e apuraram as equipas que disputarão as finais, no último dia da Festa do Avante!, 4 de Setembro. Em Traquinas, a final será disputada entre as equipas Cinza Fénix e o Clube Desportivo e Recreativo do Fogueiteiro; em Petizes encontram-se na final o Sporting Clube de Portugal e a Associação Frassati; o 1.º de Maio Futebol Clube de Sarilhos e o Ginásio Clube de Corroios discutirão a final de Benjamins.

Vão realizar-se ainda torneios de chinquilho, malha, futsal sénior (masculino e feminino) e a prova de cicloturismo.

No domingo da Festa, têm lugar a Corrida e a Caminhada, que aumentam o número de participantes a cada ano que passa.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: