Aconteu
Informação tem novo espaço na Internet

Um novo espaço de notícias e temas de actualidade denominado AbrilAbril (www.abrilabril.pt) está disponível desde anteontem, terça-feira, 28, na Internet.
O site, como é referido no seu editorial de apresentação, nasce para «dar expressão ao vasto campo democrático que busca uma informação liberta do poder dominante dos órgão e agências de comunicação social ao serviço de indisfarçáveis interesses do poder económico. Um espaço de informação que se pretende rigoroso mas não neutro, que não esconde a sua opinião e posicionamento. Como a própria designação assume, um espaço vinculado aos valores de Abril, que opta pelo lado da justiça social, da solidariedade e da paz».
AbrilAbril propõe-se acompanhar «a actualidade nacional e internacional. A que é notícia na imensa maioria dos órgãos e agências e sobretudo a que não tem vida nem expressão nesses meios. Por isso se assume como “o outro lado da notícia”. Não só a que é silenciada ou ignorada. Mas também o outro lado da leitura da notícia dominante».
«AbrilAbril», é dito ainda no editorial, «contará com opinião diversificada para preencher um espaço e corrente de pluralidade ausente em outros órgãos. Olhará para o País e para o mundo, para a vida, para o trabalho, para a intervenção que os trabalhadores e os povos desenvolvem procurando valorizar o que ela representa de luta pelo progresso, pela justiça social, pela afirmação de soberania».


Horários longos penalizam trabalhadores

Mais de um terço dos homens e de um quarto das mulheres dedicam mais de 40 horas semanais ao trabalho, revela um inquérito nacional, divulgado dia 28, que conclui que «o trabalho pago extravasa com frequência as suas fronteiras».
O Inquérito Nacional aos Usos do Tempo de Homens e de Mulheres, realizado pelo Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS), em parceria com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), indica que «horários de trabalho longos», acima das 40 horas semanais, abrangem quase uma em cada três pessoas trabalhadoras, mais homens (34,4%) do que mulheres (25,6%).
Para 38,5 por cento das mulheres e 36,9 por cento dos homens o horário de trabalho não permite conciliar os compromissos familiares, pessoais ou sociais.


Portugal joga<br>os quartos-de-final

A selecção portuguesa de futebol apurou-se para os quartos-de-final do campeonato europeu de futebol, ao vencer, dia 25, a selecção croata por uma bola a zero.
O golo surgiu aos 117 minutos de jogo, já na segunda parte do prolongamento, na sequência de um contra-ataque da equipa portuguesa, que permitiu a Cristiano Ronaldo rematar à baliza adversária. A bola ressaltou no guarda-redes, acabando por ser Ricardo Quaresma, de cabeça, a selar a partida.
O próximo encontro está marcado para hoje, quinta-feira, 30, às 20 horas, frente à Polónia.


Fernando Pimenta<br>conquista duplo ouro

Fernando Pimenta sagrou-se, dia 25, campeão da Europa de canoagem, em K1 1000, numa prova disputada em Moscovo, capital da Rússia.
A dois meses dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o canoísta luso liderou do primeiro ao último metro, concluindo os mil metros em 3.29,040 minutos, três segundos à frente do dinamarquês Rene Poulsen (3.32,296) e do húngaro Balint Kopasz (3.32.656).
Esta foi a primeira das duas medalhas de ouro de Portugal nos campeonatos europeus de canoagem, ambas obtidas por Pimenta que voltou a ser primeiro na prova de K1 5000, realizada no domingo, 26. O atleta completou o percurso em 20.09,690 minutos, deixando o dinamarquês Rene Poulsen a 2,180 segundos e o bielorrusso Aleh Yurénia a 2,730 segundos.


Beja põe artes<br>em festa na rua

A primeira edição do Festival Beja na Rua arrancou dia 24 na capital do Baixo Alentejo, propondo a residentes e visitantes um programa recheado de espectáculos de música, teatro, dança e cante alentejano, que se prolonga até 16 de Julho.
Em vários espaços públicos do centro histórico da cidade, realizam-se miniconcertos, animações de rua, intervenções de arte urbana, exposições, performances de dança e poesia, «workshops» e um piquenique literário, entre outras iniciativas.



Resumo da Semana
Frases