Breves
Obras importantes

A Câmara do Barreiro vai avançar com trabalhos de conclusão do antigo Loteamento das Cordoarias, no centro da cidade, avaliados em cerca de um milhão de euros, depois de accionadas as garantias bancárias. «A obra está adjudicada e vai avançar num curto espaço de tempo», garantiu, à Lusa, Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro.

Na segunda-feira, 25, iniciou-se a empreitada do Plano de Repavimentação 2016 promovido pela Câmara do Barreiro. Esta empreitada, que ocorrerá até ao mês de Outubro, prevê a repavimentação de 18 arruamentos, num investimento na ordem dos 400 mil euros.


Reabilitar e dinamizar

A CDU realizou, no dia 20, uma sessão pública sob o tema «Defender, reabilitar e dinamizar a baixa de Coimbra», que contou com as intervenções de Francisco Queirós, vereador na autarquia, João Pedro Ferreira, economista, Manuel Rocha, eleito na Assembleia Municipal, e Rui Canas, presidente da Junta da União de Freguesias de Setúbal.

O diagnóstico feito foi de degradação, descaracterização da Baixa e envelhecimento dos seus habitantes. Concluiu-se ainda que ceder às pretensões da especulação imobiliária e das grandes superfícies comerciais é contrária aos interesses dos habitantes e utilizadores da baixa, e que a participação e envolvimento da população são essenciais para encontrar soluções.


Equipamentos geriátricos

No dia 19, Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, acompanhado pelos vereadores Manuel Vítor de Jesus e Nuno Pestana, inaugurou um conjunto de equipamentos geriátricos que foram instalados no Bairro Rio dos Clérigos.


Medalha de Honra

A Câmara de Mora decidiu atribuir ao seleccionador nacional, Fernando Santos, a Medalha de Honra do município devido à sua íntima ligação com o concelho. No texto que suporta a decisão, Luís Simões, presidente da autarquia, destaca a «absoluta disponibilidade» de Fernando Santos «na publicidade que deu rosto a várias campanhas de promoção do Fluviário de Mora».