Aconteu
Área ardida<br>bate recorde histórico

A área ardida até 15 de agosto é três vezes superior ao histórico dos últimos dez anos, correspondendo a 103 137 hectares, refere um relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), divulgado dia 19.
As principais ocorrências registaram-se entre 1 e 15 de Agosto, período em que ardeu quase 93 por cento da área atingida pelos incêndios no território nacional.
Já de acordo com a estimativa da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil (ASPROCIVIL), que analisou os dados disponibilizados pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), os incêndios terão devastado 117 mil hectares, área quatro vezes maior do que a média registada entre 2008 e 2015, representando mais de metade (53,4%) da área total ardida na União Europeia este ano.
A associação considera que a dimensão da catástrofe se deve a «anos e anos de medidas estratégicas mal tomadas, e decisões políticas de ordenamento florestal erradas, omissas e insuficientes».
Mais do que a escassez de meios de combate, a culpa é da «falta de acções e de medidas de prevenção». «Só se fala de incêndios nos meses críticos e exclusivamente sobre a resposta operacional», sublinhou a associação em declarações, dia 17, à agência Lusa.


Desempregados inscritos<br>diminuem 6,6%

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 6,6 por cento em Julho, segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Segundo as estatísticas mensais, há 497 663 inscritos, número que é o mais baixo desde Julho de 2009.
Em comparação com o mês anterior, o número total de desempregados registados diminuiu 13 979 pessoas, ou seja, 2,7 por cento.


Beneficiários de RSI<br>aumentaram em Julho

O universo de beneficiários do Rendimento Social de Inserção aumentou entre os meses de Junho e Julho, segundo dados do Instituto de Segurança Social divulgados dia 22.
No final de Julho havia 215 922 beneficiários desta prestação social, mais 2764 do que no mês anterior, o que representa um aumento de 1,29 por cento.
Por outro lado, comparando com o período homólogo, há mais 8252 pessoas a beneficiar do Rendimento Social de Inserção (RSI), ou seja, mais quase quatro por cento.
Em média, o valor destas prestações foi de 113,17 euros por mês, mais 20,18 euros do que no mesmo mês de 2015.


Prestação positiva<br>nos Jogos Olímpicos

Portugal terminou, dia 21, a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio2016 com uma única medalha de bronze, conquistada por Telma Monteiro no judo. No entanto 19 atletas terminaram entre os dez primeiros e dez outros desportistas classificaram-se entre os seis melhores.
Para o chefe da missão olímpica de Portugal, José Garcia, que levou 92 atletas ao Rio de Janeiro, «o balanço é positivo», já que, em 58 competições, a missão logrou resultados de «muita relevância».
Segundo José Garcia, para conseguir melhores resultados é preciso entrar «no foro político». «Caberá à secretaria de Estado do Desporto e Juventude, ao IPDJ, ao Comité, às federações, aos treinadores, aos atletas definirem o melhor caminho para o desporto em Portugal».


Leonor Teles<br>distinguida no Brasil

O filme «Balada de um Batráquio», da realizadora portuguesa Leonor Teles, venceu o prémio de melhor filme no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, no Brasil, que terminou dia 14.
Primeiro filme da realizadora de 24 anos, «Balada de um Batráquio» denuncia a colocação de sapos de loiça em espaços comerciais como forma de afastar a entrada de ciganos.
A película, que recebeu o Urso de Ouro, em Fevereiro, no festival de cinema de Berlim, e já foi exibida em mais de duas dezenas de festivais, será apresentada no Cineavante, que decorre nos dias 2, 3 e 4 na Festa do Avante.


Festival de Teatro<br>arrancou em Setúbal

A 18.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, iniciada dia 18, prolonga-se até 28, com um programa recheado em que se incluem três dezenas de espetáculos, uma mostra de curtas-metragens e oficinas de teatro.
O certame, que também é designado de Festa do Teatro, decorre em vários espaços da cidade sadina, com organização do Teatro Estúdio Fontenova, em parceria com a Escola Secundária Sebastião da Gama e o município, que patrocina o evento.



Resumo da Semana
Frases