Aconteu
Bruxelas trata Barroso como lobista

O antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, passará a ser recebido nas instituições europeias como um lobista (representante de interesses) e qualquer comissário europeu ou funcionário da UE que mantiver contactos com ele será obrigado a registar esses contactos e a manter notas sobre os mesmos.
A decisão consta numa carta do actual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em resposta ao pedido de esclarecimento Provedora de Justiça Europeia, Emily O'Reilly, que na semana passada quis saber se o cargo que Barroso ocupa na Goldman Sachs Internacional está de acordo com obrigações éticas estipuladas.
Barroso será ainda solicitado a prestar esclarecimentos sobre as novas responsabilidades e os termos do contrato com o banco norte-americano.


Luís Gonçalves é medalha de bronze

Luís Gonçalves conquistou, dia 9, a primeira medalha para Portugal nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro ao garantir o bronze na final dos 400 metros T12 (deficiência visual), com o tempo de 49,54 segundos.
O atleta do Sporting, de 28 anos, que já nos jogos de Pequim em 2008 tinha chegado à prata, voltou a subir ao pódio, ao lado do chinês Qichao Sun (48,57), medalha de ouro, e do marroquino Mahdi Afri (49,00), que arrecadou a prata.


Área ardida duplicou este ano

A área ardida quase que duplicou em relação a 2015, tendo os incêndios florestais consumido, até 31 de Agosto, 107 128 hectares, revelou, dia 6, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Em contrapartida, o número de ocorrências de fogo registadas entre 01 de Janeiro e 31 de Agosto desceu quase 25 por cento face ao mesmo período de 2015.
De acordo com a ANPC, até final do mês passado foram registadas 10 288 ocorrências, menos 3194 do que no mesmo período de 2015.
A área ardida superou a média dos últimos dez anos, com valores semelhantes a 2013 e 2010, mas inferiores a 2003 e 2005.


Faleceu o escultor José Rodrigues

José Rodrigues, um dos nomes cimeiros da escultura e artes plásticas portuguesas, faleceu, dia 10, aos 79 anos.
Nascido em Angola, filho de pais transmontanos, radicou-se no Porto com 14 anos, onde curso Belas Artes.
Foi um dos fundadores da Cooperativa de Actividades Culturais Árvore, em 1963, e da Bienal de Vila Nova de Cerveira, instituída em 1978, de que chegou a ser director.


Último adeus ao pintor Mário Silva

O artista plástico Mário Silva faleceu, dia 10, aos 86 anos.
Nascido em 1929 em Bencanta (Coimbra), Mário Silva dedicou a sua vida à pintura, com incursões na cerâmica, escultura, arte pública monumental e artes gráficas.
Em 2006, o município de Coimbra atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural da Cidade, tendo sido distinguido no ano seguinte pelo governo português com a Medalha de Mérito Cultural.
Em 2009 foi agraciado com o prémio carreira pela «Biennale Internazionale Dell´Arte Contemporanea» em Florença.


Nuno Lopes distinguido em Veneza

O actor português Nuno Lopes foi distinguido, dia 10, pelo júri da secção «Orizzonti», do Festival Internacional de Cinema de Veneza, com o Prémio Especial de Melhor Actor, pelo seu desempenho no filme «São Jorge», de Marco Martins.
O filme aborda a crise económica e social nos anos da intervenção da troika em Portugal, cruzando a ficção com o documentário.



Resumo da Semana
Frases