Aconteu
Desemprego voltou a baixar

A taxa de desemprego desceu no terceiro trimestre para 10,5 por cento, o valor mais baixo dos últimos sete anos, segundo dados divulgados, dia 9, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em relação ao mesmo período de 2015, o desemprego baixou 1,4 pontos percentuais, sendo a taxa dos homens (10,3%) inferior à das mulheres (10,8%) em 0,5 pontos percentuais.
Do total de cerca de 2,3 milhões de jovens dos 15 aos 34 anos, 13,3 por cento (301,7 mil) não estavam empregados, nem a estudar ou em formação (isto é, estavam desempregados ou eram inactivos), refere o INE.
A população empregada, estimada em 4,7 milhões de pessoas, registou um acréscimo trimestral de 1,3 por cento (mais 59 mil) e um acréscimo homólogo de 1,9 por cento (mais 86,2 mil).
Nestas estimativas trimestrais do INE, foi considerada a população com 15 e mais anos, não sendo os valores ajustados de sazonalidade.


PEN Clube atribui prémios

O poeta Armando Silva Carvalho, o romancista cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa e os ensaístas Paulo de Medeiros e Marinela Freitas são os vencedores dos Prémios PEN para obras publicadas em 2015, anunciou, dia 11, a organização.
Na categoria de Poesia, foi distinguida a obra de Armando Silva Carvalho «A Sombra do Mar» (Assírio & Alvim).O romance «Biografia do Língua» (D. Quixote), de Mário Lúcio Sousa, antigo ministro da Cultura de Cabo Verde, venceu o Prémio PEN de Narrativa.
Já o prémio PEN de Ensaio foi entregue ex-aequo a duas obras, «O Silêncio das Sereias: Ensaio sobre o Livro do Desassossego» (Tinta-da-China), de Paulo de Medeiros, e «Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas Faces?» (Afrontamento), de Marinela Freitas.


Cineastas premiados no Brasil

Dois filmes portugueses, «O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu», de João Botelho, e «O Ornitólogo», de João Pedro Rodrigues, foram distinguidos com galardões no Festival de Cinema do Recife, no Estado brasileiro de Pernambuco.
O primeiro recebeu o Prémio João Sampaio, enquanto ao segundo filme coube o Prémio Janela Crítica para Melhor Longa-Metragem.
A 9.ª edição do festival intitulado «Janela Internacional de Cinema do Recife», decorreu entre 28 de Outubro e 6 de Novembro.


Papa incentiva movimentos cívicos

O papa Francisco comparou os comunistas a cristãos, numa entrevista publicada, dia 11, pelo jornal italiano La Repubblica.
«São os comunistas que pensam como os cristãos. Cristo falou de uma sociedade em que os pobres, os débeis e os excluídos é que decidem. Não os demagogos, os Barrabás, mas o povo, os pobres, tenham fé em Deus ou não, mas são eles que temos de ajudar a obter a igualdade e a liberdade».
Nesse sentido, o sumo pontífice incentivou os movimentos cívicos a entrarem na política: «Não na politiquice, nas lutas de poder, no egoísmo, na demagogia, no dinheiro, mas na alta política, criativa e de grandes visões», salientou.


Cohen, uma voz eterna

O músico e poeta canadiano Leonard Cohen faleceu, dia 7, aos 82 anos, aniversário que tinha comemorado em Setembro com o lançamento do seu 14.º álbum.
Senhor de uma voz grave inconfundível licenciou-se em Literatura, iniciando ainda na universidade o percurso musical que sempre acompanhou com a literatura.
É aliás só em 1967, já depois de ter lançado um livro de poesia e um romance, que edita o seu primeiro disco. Considerado um dos mais importantes nomes da música popular do século XX, Cohen compôs temas que se tornaram símbolos de várias gerações.
Recentemente aplaudiu a atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan, considerando que foi como «dar uma medalha ao Monte Evereste por ser a montanha mais alta».


Faleceu Bruto da Costa

Alfredo Bruto da Costa faleceu, dia 11, em Lisboa, vítima de doença cancerígena.
Engenheiro e doutorado em Sociologia, tinha 78 anos. Foi ministro dos Assuntos Sociais, durante o governo de Maria de Lurdes Pintassilgo, entre 1979 e 1980, e a partir de 2014 conselheiro de Estado, por designação da Assembleia da República.
Ao longo do seu percurso exerceu também funções de provedor da Misericórdia e entre 2003 e 2009 foi presidente do Conselho Económico e Social (CES).
À frente da Comissão Nacional Justiça e Paz, cargo que deixou em 2015, promoveu diversos estudos e investigações à volta da pobreza em Portugal, assumindo-se sempre como uma voz em defesa da dignidade humana e da justiça social.



Resumo da Semana
Frases