Intervenção de Jerónimo de Sousa
no encerramento

Este é o nosso tempo

No limiar do encerramento dos trabalhos do XX Congresso, podemos afirmar que alcançámos com êxito os objectivos a que nos propúnhamos. Desde logo, pelo grau de envolvimento e participação de delegados. A sua presença e...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

Unidade, confiança e luta

Um colectivo unido, determinado e consciente da exigência das tarefas que tem pela frente esteve reunido no fim-de-semana em Almada, no XX Congresso do Partido Comunista Português. Em três dias de profunda reflexão e debate, os comunistas definiram as orientações políticas para os próximos anos, aprovaram um conjunto de medidas de intervenção e para o reforço de organização, elegeram o Comité Central e estreitaram ainda mais os laços de camaradagem que os unem.

Luta, solidariedade e revolução

Moções sobre a luta de massas como factor da transformação social, sobre a paz e a solidariedade internacionalista e sobre a Revolução Socialista de Outubro foram aprovadas pelos delegados à assembleia magna do PCP.

Órgãos do Congresso

Os órgãos do Congresso e a Mesa da Presidência foram aprovados por unanimidade na sessão de abertura dos trabalhos, na sexta-feira de manhã.

À altura das exigências

Camaradas delegados, estimados convidados, membros das delegações internacionais, representantes institucionais e diplomáticos. A todos, saudações do Partido Comunista Português. Compreenderão que a nossa saudação maior se dirija...

Composição do Comité Central eleito<br>no XX Congresso

O Congresso, na sessão reservada aos delegados, a 3 de Dezembro de 2016, elegeu o Comité Central. Participaram na eleição 1131 delegados, sendo o Comité Central eleito por maioria, com quatro votos contra e onze abstenções.
A eleição fez-se por voto secreto, por imposição da antidemocrática «Lei dos Partidos».
Publicamos de seguida os nomes e biografias dos eleitos. A negrito, estão as biografias dos camaradas que não integravam o Comité Central cessante.

Composição<br>dos organismos executivos<br>do Comité Central

O Comité Central eleito no XX Congresso realizou a sua primeira reunião plenária no dia 3 de Dezembro de 2016 e elegeu os organismos executivos, a Comissão Central de Controlo e o Secretário-geral.
A Comissão Política foi eleita por unanimidade e o Secretariado do Comité Central por maioria, com uma abstenção. A Comissão Central de Controlo foi eleita por unanimidade.
O Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa (que entendeu não votar na sua própria eleição), foi eleito por unanimidade.

Relatório da Comissão Eleitoral

O Comité Central é o organismo que dirige a actividade do Partido no intervalo entre Congressos, assumindo a responsabilidade de traçar, de acordo com a orientação e resoluções dos congressos, a orientação superior do trabalho político,...