Aconteu
Autarca do PS condenado<br>em Évora

José Ernesto Oliveira, antigo presidente da Câmara de Évora, eleito pelo PS entre 2001 e Abril de 2013, foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão, com pena suspensa, por violação de normas de execução orçamental e peculato.
A sentença foi proferida no dia 12 de Janeiro pelo Tribunal da Comarca e divulgada, em comunicado, na página da Internet do Ministério Público (MP) de Évora. Segundo o MP, os factos remontam aos anos de 2010 e 2011 e respeitam a pagamentos realizados pelo município, sem o visto prévio do Tribunal de Contas, no âmbito de um contrato de empreitada para a beneficiação da Estrada Municipal 526, na Freguesia de Nossa Senhora de Machete, e ao pagamento com dinheiro do município de multas de responsabilidade pessoal.
Carlos Pinto de Sá, eleito pelo PCP, é o actual presidente da Câmara.


Prémio Bernardo Sasseti

O músico Pedro Melo Alves, de 25 anos, venceu a 2.ª edição do Prémio de Composição Bernardo Sasseti, anunciou no dia 13 de Janeiro a Portugal Jazz – Associação Sons da Lusofonia. O premiado, natural do Porto, foi escolhido pelo júri do galardão, composto pelos pianistas Mário Laginha e Carlos Azevedo, e pelo saxofonista Carlos Martins.
O prémio tem como objectivo incentivar o desenvolvimento de competências na área da composição de música improvisada, em Portugal, e dar oportunidade a jovens compositores portugueses de gravarem e divulgarem o seu trabalho.


Fechou o Diário Digital

O Diário Digital, o primeiro jornal português exclusivamente online, encerrou no dia 6 de Janeiro, por falta de viabilidade financeira. Criado em 19 de Julho de 1999, o jornal chegou a ter na sua fase de expansão, em 2000, cerca de 80 jornalistas. Em meados de 2001 sofreu um primeiro embate e reduziu o número de trabalhadores, ficando apenas 20 efectivos no jornal. Quando encerrou portas contava apenas com sete jornalistas.


Recorde do mundo

A portuguesa Inês Henriques estabeleceu no domingo, 15 de Janeiro, o recorde do mundo de 50 quilómetros (km) marcha, ao cumprir a distância em 4:08.25 horas. A marchadora olímpica, de 36 anos, fixou o recorde nos campeonatos nacionais de marcha em estrada de 35 e 50 km, que decorreram em Porto Mós, Leiria.


PS, PSD e CDS contra água pública

Na Assembleia da República, PS, PSD e CDS rejeitaram, a 6 de Janeiro, os projectos de lei do PCP (n.º 358/XIII/2.ª ) e do BE ( n.º 335/XIII/2.ª), diplomas que retomavam na íntegra o conteúdo da iniciativa legislativa de cidadãos «Protecção dos direitos individuais e comuns à água», apresentada em 2013. Nesta sessão, foi igualmente rejeitado o projecto de resolução apresentado pelo Partido Ecologista «Os Verdes» sobre o direito à água.
Recorde-se que a iniciativa legislativa de cidadãos, apoiada por mais de 44 mil cidadãos, foi discutida em plenário em 2014, onde foi rejeitada pelos votos contra da maioria PSD/CDS e os votos a favor de PS, PCP, PEV e BE. «Dois anos depois, perante uma nova correlação de forças favorável, tudo levaria a crer que esta iniciativa seria finalmente aprovada, respondendo positivamente ao apelo da sociedade portuguesa», esclarece, em nota de imprensa, a Campanha «Água é de todos», que acusa o PS de se ter aliado à direita, impedindo a aprovação deste diploma em defesa da água pública.


Inaugurada a Filarmónica do Elba

A Filarmónica do Elba (Elbphilharmonie), em Hamburgo, foi inaugurada no dia 11 de Janeiro, depois de quase uma década em construção e um custo final de 866 milhões de euros.
Neste espaço, que combina um armazém histórico com uma arrojada estrutura de vidro que parece flutuar no ar, o som que chega ao público, nos 2150 lugares agrupados em forma de terraços, é o mesmo em todos os lugares. O responsável pela acústica é o japonês Yasuhisa Toyota, considerado um dos melhores especialistas do mundo nesta área.



Resumo da Semana
Frases