Lu-Olo vence eleições <br>em Timor-Leste

O presidente da Fretilin, Francisco Guterres Lu-Olo, de 62 anos, é o novo presidente da República Democrática de Timor-Leste.

Lu-Olo venceu as eleições de domingo à primeira volta, com 57,4 por cento dos votos válidos, contra 32,2 por cento do seu mais directo adversário, António da Conceição, informou anteontem a Lusa com base nos dados oficiais provisórios divulgados pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), quando estavam escrutinados mais de 90 por cento dos votos.

Apoiado pelos dois maiores partidos timorenses, FRETILIN e Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), presidido por Xanana Gusmão, Lu-Olo garante que durante o seu mandato, que se inicia com a tomada de posse a 20 de Maio, dia da restauração da independência do país, vai privilegiar o diálogo com o governo, o parlamento e toda a sociedade.

O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, enviou uma mensagem de felicitações a Francisco Guterres Lu-Olo em que reitera a «vontade de reforçar as históricas relações de amizade e solidariedade entre o PCP e a FRETILIN, ao serviço das relações de amizade entre os nossos dois povos e países», e lhe exprime os «melhores votos de sucesso no exercício das suas altas responsabilidades».

«A sua eleição constitui mais uma valiosa expressão do papel que a FRETILIN desempenhou na longa e heróica luta libertadora do povo timorense e que hoje desempenha na construção soberana e democrática de Timor-Leste», afirma-se ainda na mensagem.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: