Aconteu
Salas abertas<br>celebraram Dia do Teatro

O Dia do teatro foi comemorado por companhias de todo o país com a apresentação de espectáculos e outras iniciativas com entrada livre ou a preços reduzidos.
A Companhia de Teatro de Almada franqueou as portas dos espectáculos «A Noite da Iguana», de Tennessee Williams, encenada por Jorge Silva Melo, e «Bonecos de Luz», de Romeu Correia, com encenação de Rodrigo Francisco.
Nas Caldas, o Teatro da Rainha promoveu uma sessão com textos de Bertolt Brecht e do poeta português Herberto Helder, com uma mensagem de apelo a políticas que promovam «um teatro e uma democracia mais adultos».
Em Évora, «Os Bonecos de Santo Aleixo», marionetas tradicionais do Alentejo manipuladas por actores do Cendrev, celebraram a data com um espetáculo gratuito no Teatro Garcia de Resende.
Na rádio, a Antena 2 apresentou «O Doido e a Morte», de Raul Brandão, numa produção dos Artistas Unidos.


Défice fica em 2,1%<br>à custa do investimento

O défice público em 2016 fixou-se em 2,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), segundo número finais revelados, dia 24, pelo Instituto Nacional de Estatística.
A redução do défice para 3,8 milhões de euros ficou a dever-se em particular à forte queda do investimento público (-38%). O crescimento económico ficou-se nos 1,4 por cento do PIB.
Para 2017, o governo prevê reduzir o défice para os 1,6 por cento do PIB.


EDP lança OPA<br>sobre EDP Renováveis

A EDP anunciou, dia 27, o lançamento de uma Oferta Pública geral e voluntária de Aquisição (OPA) de acções da sua filial EDP Renováveis, oferecendo 6,80 euros por cada acção.
Actualmente o grupo EDP detém 77,53 por cento da sua subsidiária para as energias renováveis. Com a OPA, a EDP pretende adquirir os restantes 22,47 por cento, admitindo retirar de seguida a empresa da bolsa.
O capital da EDP Renováveis foi disperso em bolsa em 2008, na altura ao preço de oito euros por acção. Desde então, a cotação caiu acentuadamente e nunca mais atingiu o valor inicial.
A EDP anunciou ainda a venda da filial espanhola de distribuição de gás natural, Naturgas, por 2591 milhões de euros, a um consórcio de investidores institucionais. A operação visou a redução da dívida da eléctrica.


ONU cria comissão<br>sobre plataforma portuguesa

A Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) das Nações Unidas criou um grupo de trabalho para analisar a proposta portuguesa, que pretende alargar em dois milhões de quilómetros quadrados a área marítima sob jurisdição nacional.
Segundo um comunicado do Ministério do Mar, divulgado dia 23, a criação da subcomissão foi um «passo decisivo» para o reconhecimento de «direitos soberanos sobre a plataforma continental para efeitos de conhecimento e aproveitamento dos seus recursos naturais».
A mesma nota indica que a primeira reunião de negociações já está marcada para 14 de Agosto.


«Memorial do Convento»<br>no Palácio de Mafra

Uma exposição alusiva ao «Memorial do Convento», obra de José Saramago cuja história é inspirada na construção do Palácio Nacional de Mafra, foi inaugurada, dia 26, neste monumento, dando a conhecer espólio inédito.
A mostra apresenta pela primeira vez ao público fotografias de Saramago em Mafra, na altura em que se preparava para escrever a obra.
Intitulada «Era uma vez um rei devoto, um padre que queria voar e uma mulher com poderes», a exposição dá também a conhecer as capas das primeiras edições de «Memorial do Convento», assim como edições traduzidas em várias partes do mundo, tais como China, Israel, Polónia, Noruega ou Rússia, já depois de ter recebido o Prémio Nobel da Literatura, em 1998.
Patente até final de Maio, a mostra integra sete das 35 telas inspiradas no enredo de «Memorial do Convento», de autoria do designer e artista plástico José Santa Bárbara.


«Cartas de Guerra»<br>domina Prémios Sophia

O filme «Cartas da Guerra», de Ivo Ferreira, dominou os Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, ao arrecadar nove das 21 estatuetas entregues, entre as quais as de Melhor Filme e Melhor Realização.
A película, que tem como tema a guerra colonial, foi distinguida igualmente com os prémios de Melhor Argumento Adaptado, escrito pelo realizador com Edgar Medina, Melhor Montagem (Sandro Aguilar) e Melhor Fotografia (João Ribeiro), entre outras categorias técnicas. Os prémios foram entregues, dia 23, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.



Resumo da Semana
Frases