Breves
Iémene à fome

A intensificar-se ou a manter-se a guerra no Iémene, a maioria da população do país vai ser arrastada para uma vaga de fome sem precedentes, alerta a chefe da delegação do Comité Internacional da Cruz Vermelha em Moscovo. Magne Barth adverte que o prolongamento do conflito está a provocar a erosão e subida dos preços dos géneros alimentares, e calcula que a situação vai agravar-se atingindo um ponto de calamidade nos próximos quatro meses, caso nada seja feito.

De acordo com os dados divulgados a semana passada pela Oficina de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, 19 milhões de iemenitas carecem de algum tipo de ajuda humanitária. Destes, cerca de 12 milhões necessitam de ajuda urgente para sobreviver, mas o organismo da ONU afirma que só estão disponíveis 14,4 por cento dos fundos reclamados para o efeito.


Senado sujo

Dezenas de deputados federais e senadores brasileiros que votaram, o ano passado, favoravelmente a destituição de Dilma Rousseff estão indiciados por crimes relacionados com o escândalo da Odebrecht. Entre os senadores, o total dos investigados ascende a quase metade dos que se pronunciaram pela saída da então presidente do Brasil, confirmam informações divulgadas a semana passada pelo Supremo Tribunal Federal.

Na lista de eleitos acusados de corrupção, branqueamento de capitais e outros crimes, constam Aécio Neves, candidato da direita derrotado por Dilma Rousseff nas últimas eleições presidenciais no país, e Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados aquando do processo de destituição, o qual, entretanto, foi condenado a 15 anos de prisão.


Montenegro na NATO

O presidente norte-americano aprovou a adesão da República do Montenegro à Aliança Atlântica, decisão que a Federação Russa considera que «prejudica a estabilidade dos Balcãs e da Europa em geral». O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo sublinha igualmente, em comunicado, que a entrada do país na NATO «reflecte a lógica de confronto» e a «criação de novas linhas de demarcação» no continente europeu.