Na Festa deste ano vão ser introduzidas novas melhorias
Uma Festa ainda mais bonita, mais verde e com melhores condições para ser vivida

FESTA DO AVANTE! O alargamento da Festa do Avante! à Quinta do Cabo, concretizado no ano passado para a 40.ª edição, não culminou o processo de beneficiação e melhoramento das condições do terreno, que continua este ano. A Festa de 2017 será mais verde e ainda mais aprazível e contará também com algumas novidades.

Nos meses que antecederam a última Festa do Avante! – realizada quarenta anos após a primeira – foram elevadas as expectativas criadas com a incorporação da Quinta do Cabo, possível graças ao empenho e dedicação de muitos comunistas e amigos que superaram as metas propostas na campanha de fundos que custeou a aquisição do novo terreno.

Nos dias da Festa, estas expectativas foram correspondidas e ultrapassadas, pois todos puderam comprovar que, como tantas vezes se afirmou nos meses que a antecederam, o novo espaço acrescentava verde, potenciava uma maior ligação ao rio, favorecia uma melhor arrumação de espaços e palcos e permitia alargar as zonas de descanso e lazer. Assim se favoreceu um usufruto mais pleno dos três dias de Festa por parte de muitos milhares de pessoas.

Mas apesar do inegável salto em frente que a Festa do ano passado representou ao nível das condições colocadas à disposição dos visitantes, as melhorias no terreno não terminaram em Setembro de 2016, sendo muitas e importantes as obras de beneficiação que decorrem e que continuarão nos próximos meses. A elas juntam-se a consolidação de alterações experimentadas no ano passado e novas modificações.

Verde e azul

Entre os ganhos alcançados com a inclusão na Festa do novo terreno da Quinta do Cabo sobressaem o aumento dos espaços verdes e a maior ligação à Baía do Seixal. Ambos terão, na edição deste ano, ainda maior expressão: a plantação de novas árvores e o arrelvamento e ajardinamento do novo espaço (muito marcado, no ano passado, pelas consequências das obras de construção de infra-estruturas, que implicaram o revolvimento de terras) torná-lo-ão ainda mais bonito e agradável. Como o Avante! noticiou na altura, a 21 de Março realizou-se uma grande acção de plantação de árvores, que contou com o apoio entusiástico de dezenas de alunos do Primeiro Ciclo do concelho do Seixal. Muitas outras se plantaram desde então...

A estas melhorias alia-se a instalação de mais bancos e mesas de piquenique e espaços de sombra e lazer um pouco por todo o terreno. A deslocação do Auditório 1.º de Maio para a várzea da Quinta do Cabo possibilita não apenas a construção de um novo parque de merendas junto ao lago como novas circulações e melhores condições de usufruto dessa zona nobre da Festa.

Circular e usufruir melhor

A melhoria da iluminação pública e a implementação de medidas de eficiência energética serão outras das novidades da Festa de 2017, a par da pavimentação de vias e da beneficiação das condições gerais de circulação no recinto. Outra novidade é a introdução de um pequeno comboio (semelhante aos que fazem percursos turísticos em várias localidades do País), de modo a facilitar o usufruto da Festa por parte das pessoas com maiores dificuldades de circulação. Os circuitos e as paragens estarão devidamente assinalados.

Estão também a ser realizadas obras de melhoramento na nova entrada da Festa, onde será instalada uma bagageira e um espaço de recepção ao visitante, e ainda arranjos em espaços exteriores. Haverá em todo o recinto mais pontos de água para beber e paragens de autocarro mais próximas da entrada pela Quinta do Cabo.

Consolidar e potenciar alterações anteriores

Muitas das modificações introduzidas no ano passado com a incorporação no recinto da Festa da Quinta do Cabo não só são para manter como, em muitos casos, para continuar a desenvolver e a potenciar ao máximo. É o caso do Espaço Criança, um dos que foi mais valorizado com a nova localização e com o alargamento verificado. Este ano, para além de mais relva e de um melhor piso, haverá instalações sanitárias mais próximas, mais bancos e zonas de estar e um carrocel, que se junta aos brinquedos colocados na Festa de 2016.

O Palco Arraial manter-se-à na mesma zona, mas mais inserido no todo da Festa e com melhores condições para grupos e público, da mesma forma que o Avanteatro continuará a usufruir das excelentes condições de que dispôs no ano transacto. O Espaço Internacional alargado, com o Palco Solidariedade autonomizado e um espaço próprio para debates, é igualmente para manter e potenciar.

Prioridades imediatas

No imediato, e no que respeita à Festa do Avante!, ao colectivo partidário estão colocadas duas tarefas prioritárias: a venda antecipada da EP (Entrada Permanente) e a preparação das jornadas de trabalho, que se iniciam no feriado de 15 de Junho, quinta-feira. Se a primeira das tarefas permitirá desde já fazer face a encargos inerentes à construção e preparação da 41.ª Festa do Avante!, a segunda é não apenas uma marca distintiva desta que é a maior iniciativa político-cultural do País como também uma garantia de que ela será, este ano, ainda melhor do que as anteriores. Para ambas, o envolvimento dos militantes e amigos do Partido e da Festa e o seu empenho e dedicação são elementos determinantes.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: