Breves

Braga
A CDU organizou, dia 2, um debate sobre a cultura em Braga. A partir da ideia de uma possível candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027, os candidatos já anunciados à Câmara e Assembleia municipais, Carlos Almeida e Carla Cruz, respectivamente, e o mandatário concelhio, Adolfo Luxúria Canibal, moderaram o encontro, na sala de exposições da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Nesta iniciativa participaram vários agentes culturais da cidade que debateram, também, o estado da cultura no município.

Carlos Almeida visitou, dia 7, o Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga, um ano depois da sua inauguração. Para além das necessidades e insuficiências que foram sendo suprimidas, persistem outros problemas, como a degradação do chão ou o facto de a electricidade funcionar ainda com o contador de obra, sem gerador de emergência, o que é insuficiente para as exigências de funcionamento de um quartel, para além de não garantir nenhuma segurança no caso de falha do sistema principal.

Acompanhado por Bárbara Barros, eleita do PCP na Assembleia Municipal, e Filipe Gomes, do PEV, Carlos Almeida aproveitou para lembrar que há investimentos que têm que começar a ser feitos. «Esta corporação precisa de uma auto-escada, por exemplo, bem como de uma viatura urbana de combate a incêndios e um carro de desencarceramento», apontou o candidato.

Aveiro
Miguel Viegas
, deputado do PCP no Parlamento Europeu e cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Aveiro, acompanhado de outros activistas da Coligação PCP-PEV, esteve, dia 7, na Casa Alberto Souto, um lar de infância e juventude, que encerrou as suas portas a 31 de Março de 2015.

No local, o candidato confirmou o estado de abandono das instalações onde se inclui, a título de exemplo, um polidesportivo, que poderia muito bem servir a população, com particular destaque para a escola básica do Bonsucesso, que fica mesmo em frente, onde os alunos não dispõem de qualquer equipamento em tempo de chuva.

A CDU anunciou, entretanto, os seus primeiros candidatos à Assembleia Municipal de Aveiro: Filipe Guerra (34 anos, jurista), António Salavessa (65 anos, professor do Ensino Básico e Secundário) e Ana Resende (26 anos, bióloga).

Lourinhã
António Santos
(55 anos, programador informático, do PEV) é o cabeça de lista da CDU à União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia. A lista à União das Freguesias de Miragaia e Marteleira e da Assembleia Municipal da Lourinhã é encabeçada por José Luís Custódio (47 anos, empresário agro-pecuário, militante do PCP).

Almeida
A cabeça de lista da CDU à Freguesia de Almeida é Maria Gomes, 57 anos, que se recandidata ao mesmo cargo. É assistente técnica, responsável administrativa no Centro de Saúde de Almeida. Exerceu vários cargos directivos em algumas associações do concelho.

Arruda dos Vinhos
A CDU apresentou, dia 10, os seus primeiros candidatos à Câmara e Assembleia municipais de Arruda dos Vinhos, respectivamente, Ana Pena (professora, independente) e Adelaide Henriques (funcionária dos Correios, do PCP). A iniciativa contou com a presença de Vítor Cavaco, do Partido Ecologista «Os Verdes», e de Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Ourique
Maria Cesaltina Basílio
, 58 anos, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, profissionalizada para o ensino da História no 3.º ciclo/Ensino Secundário, pela mesma universidade, é a cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal (AM) de Ourique. A militante do PCP, é presidente da mesa da Assembleia Geral da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1.º de Janeiro, de Castro Verde, desde 2013.

Gaia
Dia 5 de Junho, um grupo de eleitos e activistas da CDU de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, acompanhados por outros cidadãos, visitou a envolvente da Ribeira de Santarém, que se encontra ignorada e negligenciada. No decurso da visita foram ainda observados outros problemas. Na rua Ribeiro de Magalhães, por exemplo, existem diversas «ilhas» e outras habitações «muito degradadas».

Guimarães
Uma delegação da CDU – composta, entre outros, por Torcato Ribeiro, vereador e candidato à Câmara de Guimarães, Mariana Silva, cabeça de lista à Assembleia Municipal, Benvinda Machado, primeira na lista à Freguesia de Pevidém – esteve, dia 3, no Mercado de Pevidém, em contacto com a população. A manhã foi preenchida com uma visita ao pavilhão da Coelima.

Manteigas
A CDU anunciou que o seu primeiro candidato à Câmara de Manteigas é Manuel Aldeia, 62 anos, oficial dos Registos e do Notariado do Ministério da Justiça, reformado. É membro da Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP e presidente da Assembleia Geral da Associação Distrital dos Agricultores da Guarda e da Junta de Freguesia de Manteigas.
José Manuel Novo, médico, independente, encabeça a lista da CDU à Assembleia Municipal (AM). É director do Serviço 1 de Cirurgia Geral do Hospital de São José, em Lisboa, professor de Patologia Cirúrgica e eleito na AM desde 1990.

Redondo
Vergílio Ambrósio
, 58 anos, natural de Montoito, é o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal de Redondo. O funcionário público, membro do PCP, integra a direcção do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas. Nas eleições autárquicas de 2013 encabeçou a lista à Assembleia Municipal de Redondo, tendo sido eleito.

Maia
Integrando uma delegação da CDU, Ana Virgínia Pereira, deputada do PCP na Assembleia da República, visitou, dia 5, as novas instalações do Tribunal da Maia. A também vereadora e candidata à Câmara da Maia foi acompanhada do vereador substituto, Júlio Gomes, e do primeiro candidato à Assembleia Municipal, Alfredo Maia.
A iniciativa visou conhecer as instalações, as condições de funcionamento, as dificuldades existentes, as pendências e os meios humanos e materiais de que o tribunal dispõe para responder ao fluxo de processos.

Torres Novas
A CDU anunciou que Filipa Rodrigues e Nuno Guedelha são os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Torres Novas, respectivamente.
A arqueóloga tem 38 anos e reside em Vale da Serra. É sócia e membro da Direcção da Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia, e vereadora, desde 2014, na Câmara de Torres Novas.
O candidato à Assembleia Municipal tem 41 anos e reside em Marruas. É vigilante operador de central de alarmes e coordenador de projectos no sector da segurança privada. Pertence, desde 1999, à direcção do Cineclube de Torres Novas, sendo, desde 2003, presidente da direcção dessa associação.
É desde 2014 vice-presidente da direcção da União de Colectividades do Concelho de Torres Novas em representação da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa das Marruas da qual faz parte dos órgãos sociais.
Ambos os candidatos são militantes do PCP, integrando a Comissão Concelhia e a Direcção da Organização Regional de Santarém.

Soure
Manuela Santos
, 59 anos, professora, encabeça a lista da CDU à Câmara de Soure. É presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Soure. Entre 1997 e 2005 foi eleita membro da Assembleia Municipal de Soure pela CDU e, entre 2005 e 2009, cumpriu o seu primeiro mandato como vereadora, que voltou a assegurar nas autárquicas de 2013.
Manuela Santos, licenciada em economia, é vereadora com delegação de competências na área da juventude e gestão da piscina municipal de Vila Nova de Anços.

Idanha-a-Nova
João Fazendas
, 64 anos, construtor civil, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Idanha-a-Nova. Membro da Comissão Concelhia de Idanha-a-Nova e da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, foi eleito da Assembleia Municipal (AM) durante vários mandatos e candidato à autarquia em 2013.
Maria Boavida, 66 anos, encabeça a lista para a AM.

Alfena
Pedro Barros, 42 anos, é o primeiro candidato nas listas da CDU à Freguesia de Alfena. O técnico de sistemas solares térmicos foi bombeiro voluntário na corporação de Ermesinde, entre 1993 e 2014.

Odemira
Sara Ramos
, cabeça de lista da CDU à Câmara de Odemira, e Hélder Salvador, candidato à Junta de Freguesia de S. Teotónio, visitaram, dia 5, o Mercado Mensal de S. Teotónio e contactaram com a população para ouvir e conhecer melhor os problemas que a afectam.

Amadora
No início do mês, Amável Alves, primeiro candidato na lista da CDU à Câmara da Amadora, e Miguel Lourenço, cabeça de lista à Junta de Freguesia de Alfragide, contactaram com a população da zona Norte de Alfragide, tomando contacto com as populações e apresentado aspectos gerais e distintivos da campanha CDU.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: