Aconteu
Médicos sem vaga para especialidade

Mais de 340 médicos ficaram sem acesso à especialidade médica no concurso que terminou dia 20, um aumento de 63 por cento relativamente ao ano passado, segundo a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

A estes 347 médicos, de acordo com um comunicado da ANEM, juntam-se outros 266 clínicos que desistiram do concurso e que tentarão a candidatura no próximo ano, «agravando assim o problema da insuficiência de vagas para especialidade».

A ANEM destaca a «forma harmoniosa» como decorreu o processo de escolha de vagas, mas «as melhorias administrativas não poderão nunca mascarar os efeitos deletérios que advêm do desinvestimento na saúde que se verifica no nosso País».

A interrupção da formação dos médicos, que tem de ser completada através do internato, «apresenta consequências nefastas para a qualidade da prestação dos cuidados de saúde praticados em Portugal», salientou Ana Rita Ramalho, presidente da ANEM, em declarações à Lusa.


 


PIMEL atraiu milhares a Alcácer do Sal

Milhares de pessoas visitaram a 27ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas de Alcácer do Sal, que decorreu entre 23 e 25, no Pavilhão Gracieta Baião, sob o lema «Sentir Alcácer».

O certame contou com a presença de 120 expositores de vários sectores e actividades e incluiu uma exposição de gado e de máquinas agrícolas, demonstrações de culinária, concursos de doçaria, de mel e petiscos, provas de vinho, actividades desportivas, um espaço infantil, animação de rua e uma corrida de toiros.

Todas as noites no palco principal actuaram artistas de renome nacional e internacional, como os D.A.M.A., os Livre Act Meninos da Vadiagem e Tony Carreira. Mas a programação deu também destaque aos grupos do concelho, designadamente Grupo Coral Feminino do Xarrama da Sociedade Filarmónica 1.º de Janeiro Torranense, o Grupo de Ballet do Torrão da Sociedade 1.º Janeiro Torranense e o Coro da Universidade Sénior do Torrão.

No espaço da feira teve ainda lugar a Marcha Infantil do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado e actuaram as Sevilhanas e o Grupo de Ballet da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, entre outros.

 


João Pereira conquista novo título no triatlo

O atleta português João Pereira conquistou o título de campeão da Europa de Triatlo Sprint, na competição decorrida, dia 24, na cidade alemã de Dusseldorf, uma semana depois de ter realizado igual proeza na distância olímpica.

O triatleta completou a prova de 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida em 57 minutos e 33 segundos. Tanto o segundo classificado, o francês Pierre Le Corre, como o terceiro, o compatriota João Silva, ficaram a apenas três segundos.

Este foi o segundo título europeu para o atleta do Benfica, 29 anos, no espaço de uma semana, após ter vencido na distância olímpica no sábado anterior, na cidade austríaca de Kitzbühel.

 


Retrospectiva sobre Maria do Céu Guerra no TEC

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) inaugurou, dia 24, uma exposição retrospectiva sobre Maria do Céu Guerra.

Patente no Espaço Memória – Teatro Experimental de Cascais, a mostra traça o percurso da carreira de Maria do Céu Guerra, iniciada em 1963, na Casa da Comédia, na peça «Deseja-se mulher», de Almada Negreiros, com direção de Fernando Amado.

Dois anos depois, Maria do Céu Guerra ingressou no TEC, companhia da qual foi uma das fundadoras, constituindo mais tarde A Barraca.

 


CM de Sesimbra adquire Santuário do Cabo Espichel

A Câmara Municipal de Sesimbra vai adquirir a ala Norte do Santuário do Cabo Espichel à Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) por 321 mil euros, anunciou a autarquia na semana passada.

O objectivo é proceder à recuperação do monumento, condenado ao abandono pelo poder central desde há vários anos.

Anteriormente a autarquia obteve as áreas envolventes e a Casa da Água, o que permitiu avançar com obras de restauro e consolidação e criação de zonas de estacionamento.

 



Resumo da Semana
Frases