Aconteu
Museus voltam a ser grátis aos domingos

As entradas nos museus, palácios e monumentos nacionais voltaram a ser gratuitas aos domingos de manhã, desde dia 2, repondo-se uma medida que havia sido suspensa em 2014.

O regresso da gratuitidade aos domingos e feriados resultou da aprovação na Assembleia da República, em Novembro passado, de uma proposta do PCP de alteração da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2017.

Na anterior legislatura, o governo PSD/CDS-PP restringiu a gratuitidade do acesso apenas o primeiro domingo de cada mês.

 


Setúbal tem melhor praia da Europa

O município de Setúbal recebeu, dia 26, o prémio da European Consumers Choice que distingue Galapinhos, na Serra da Arrábida, como a melhor praia da Europa.

O galardão, atribuído através do portal European Best Destinations, resulta da votação de dez mil utilizadores daquela página da Internet, oriundos de 136 países e que escolheram o areal sadino de entre 280 zonas balneares do continente europeu.

Segundo Maximilien Lejeune, responsável pelo portal turístico «a água límpida e transparente, a paisagem natural fantástica e inalterada, um ambiente paradisíaco», são os atributos mais valorizados da Praia de Galapinhos.

 


Pena de morte abolida há 150 anos

O 150.º aniversário da abolição da pena de morte em Portugal foi assinalado, dia 1, com uma série uma série de eventos, em que se incluiu o lançamento de um selo comemorativo.

A 1 de Julho de 1867, no reinado de D. Luís, foi publicada a carta de lei que ditou a abolição da pena capital para todos os crimes civis em Portugal, depois de Lagos ter sido palco da última condenação à morte, em 1846, ou seja 21 anos antes de o país assumir uma posição abolicionista e pioneira na Europa.

No programa das comemorações destacou-se ainda o concerto da orquestra metropolitana, que interpretou o sexteto de cordas «Souvenir de Florence», de Piotr Tchaikóvski.

 


Portugal chega ao bronze na Taça das Confederações

A selecção portuguesa de futebol conquistou, dia 2, o terceiro lugar na Taça das Confederações, depois de vencer o México, por 2-1, com golos de Pepe, já no período de descontos, e de Adrien, de grande penalidade, no prolongamento.

As duas seleções encontraram-se na estreia da competição, em 18 de Junho, em Kazan (Rússia), tendo o encontro terminado então com um empate a dois golos.

A Taça viria a ser conquistada pela selecção da Alemanha, que bateu por 1-0 o Chile, equipa que derrotou Portugal a penáltis no jogo da meia-final.

 


Morreu o artista plástico Real Bordalo

O artista plástico português Real Bordalo, autor de dezenas de aguarelas e óleos com paisagens de Lisboa, morreu, dia 28, aos 91 anos.

Nasceu em Lisboa em 1925, estudou desenho na Sociedade Nacional de Belas-Artes, destacando-se pelos seus trabalhos em aguarela e óleo, sobretudo paisagens urbanas, em particular edifícios e locais históricos da capital.

Ainda adolescente trabalhou com João Rosa Rodrigues, Francisco Branco e, mais tarde, com Leitão de Barros em cenografia, na Tobis e na Lisboa Filme. Foi pintor na Fábrica da Cerâmica Constância Faiança Bastitini, desenhador técnico, retocador de rotogravura e desenhador maquetista no Diário de Notícias.

 


Honoris Causa para maestro Borges Coelho

A Universidade do Porto atribuiu, dia 3, o título de doutor Honoris Causa ao maestro José Luís Borges Coelho, fundador e director do Coral de Letras desta universidade e autor de uma vasta obra.

Maestro e compositor, Borges Coelho dirigiu o Coro Misto Sacro de S. Tarcísio, o Orfeão Universitário do Porto, o Coro do Círculo Portuense de Ópera (1983-1994) e o Ensemble Clepsidra, tendo-se destacado no estudo da música portuguesa e, em particular, da música coral de Fernando Lopes-Graça.

Membro do PCP, foi candidato e eleito nas assembleias municipais de Murça e do Porto.

Na cerimónia estiveram presentes vários dirigentes do PCP, designadamente, Jaime Toga, da Comissão Política, Ilda Figueiredo, do CC e primeira candidata da CDU à CM do Porto, e Jorge Machado, deputado na AR.

 



Resumo da Semana
Frases