Um projecto distintivo

O tema do debate que se realizou no Fórum na tarde de domingo foi «CDU: Trabalho, honestidade e competência» e teve como oradores os membros da Comissão Política Jorge Cordeiro e Vladimiro Vale e ainda Carlos Pinto de Sá, Ana Teresa Vicente e Ana Porfírio, respectivamente presidentes da Câmara Municipal de Évora, da Assembleia Municipal de Palmela e da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio.

Jorge Cordeiro rejeitou que aquele fosse um debate «sobre eleições». Tratou-se, sim, de uma conversa sobre um projecto autárquico distintivo, ao serviço das populações e do desenvolvimento, que assenta em princípios como a valorização dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores, a gestão participada e o apoio ao movimento associativo.

O autarca de Évora comprovou o valor do trabalho e do projecto da CDU e demonstrou as profundas diferenças face a outras forças, no caso o PS. Carlos Pinto de Sá começou por se referir à imensa dívida herdada pela CDU em 2013 e às privatizações de serviços públicos fundamentais promovidas pela anterior maioria PS. Após valorizar o que se fez nos últimos quatro anos, lembrou que os autarcas comunistas não se limitam a fazer a «gestão diária das autarquias», «queremos transformar a sociedade para melhor».

Ana Porfírio, por seu lado, realçou como a extinção de freguesias prejudicou as populações, desde logo pela menor proximidade entre os eleitos e os eleitores e pela diminuição do número de eleitos: «hoje, há uniões de freguesias com mais população do que muitos concelhos e outras com áreas imensas», referiu. Já a autarca de Palmela garantiu que o Poder Local «não é todo igual». Em muitos locais, dirigidos por PS e PSD, dificilmente se pode encontrar uma gestão destinada ao desenvolvimento local e à defesa dos direitos das populações.

Da acção em minoria falou Vladimiro Vale, referindo-se à experiência em vários concelhos do distrito de Coimbra. Aí, a importância da CDU revelou-se fundamental para o regular funcionamento democrático dos órgãos e para a mobilização popular em defesa dos seus interesses.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: