Fotos da Festa


- Ver caderno especial em modo «desfolhar»

 

Muito se disse e mostrou da Festa do Avante! na anterior edição do nosso jornal, que lhe foi quase exclusivamente dedicada. Mas a força que dela emanou e o que ela representou de alegria, combatividade e confiança – que persistem e se projectam nos combates do quotidiano, em particular na campanha para as eleições autárquicas de 1 de Outubro – justificam plenamente que a ela voltemos. Sem preocupações de reportagem, publicamos hoje uma selecção de imagens onde fica bem patente a dimensão e diversidade da Festa do Avante! e, sobretudo, a camaradagem que nela reina – que, como alguém uma vez disse, faz do fantástico terreno em que se realiza, nesses primeiros dias de Setembro, o espaço com maior fraternidade por metro quadrado.

Os mais importantes aspectos políticos, os debates e as exposições, os concertos e o teatro, o desporto e a gastronomia, os múltiplos serviços assegurados pela militância, a solidariedade internacionalista, o projecto de transformação social que ela transporta e que cava fundo na mente e no coração dos visitantes são algumas das dimensões da Festa que aqui mostramos. A par, é claro, da contagiante alegria que ali se sente e se expressa como em nenhum outro lugar.

Para o ano, é certo, haverá mais Festa do Avante!. Lá chegaremos mais fortes e unidos, impulsionados pelo que este ano vivemos nos dias 1, 2 e 3 de Setembro e que o fantástico trabalho dos nossos fotógrafos tão bem revela.

 

O espaço do Desporto contou com um Workshop de dança com a actuação do grupo de jovens de Braga Nee'd for dance (na foto), mas igualmente com o Boccia, andebol e basquetebol envolvendo diversas associações de pessoas com deficiência. Este é apenas um exemplo de que a Festa do Avante! é uma festa para todos. A utilização da língua gestual no comício, a melhoria na oferta de transportes adaptados e nos percursos para pessoas com mobilidade reduzida, o Espaço Criança e a valorização da participação cultural e desportiva das pessoas com deficiência foram de novo uma realidade

 

Na sua construção, divulgação e funcionamento, a Festa do Avante! assenta na força do trabalho militante, organizado e convicto de milhares de militantes comunistas e amigos da Festa. A eles se deve, em grande parte, não haver Festa como esta!




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: