Aconteu
EDP ganhou mais 510 milhões com os CMEC

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estima que a EDP ganhou mais 510 milhões de euros nos últimos dez anos, graças ao regime dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), suportado pelos consumidores de electricidade.
Os CMEC foram introduzidos em 2007, substituindo os contratos de aquisição de energia (CAE), para compensar a EDP pela liberalização do sector energético. A empresa passou a receber uma renda fixa pela produção de energia.
Mas de acordo com o estudo do regulador, divulgado dia 29, a passagem dos CAE para os CMEC acarretou custos acrescidos para o consumidor, traduzindo-se em receitas ilegítimas para a EDP.
Por exemplo, os centros electroprodutores são pagos para estarem em regime de permanente prontidão, mas nem sempre essa disponibilidade se verifica. A ERSE calcula que se a disponibilidade passar a ser paga em função do efectivamente verificado, a medida poderá «ter um efeito de 81 milhões de euros a reverter em benefício dos consumidores».


INE revê em baixa desemprego oficial

O Instituto Nacional de Estatística reviu hoje em baixa de 0,2 pontos percentuais a taxa de desemprego de Julho para 8,9 por cento, o valor mais baixo desde Novembro de 2008.
A estimativa provisória da população desempregada de Agosto foi de 461,4 mil pessoas, tendo aumentado 0,4 por cento (1,8 mil) em relação ao mês anterior e diminuído 2,6 por cento (12,4 mil) face ao observado três meses antes.
Por outro lado, a estimativa provisória da população empregada foi de 4,69 milhões de pessoas, tendo diminuído 0,1 por cento face ao mês anterior e aumentado 0,5 por cento (25,4 mil) em relação a Maio último.


Bruxelas recusa investigar preços dos combustíveis

A Comissão Europeia recusou, na semana passada, o pedido do Governo para investigar o cumprimento das regras de concorrência em matéria de preços dos combustíveis.
Para Bruxelas, a divergência de preços entre países não justifica a abertura de investigação europeia e remete essa função para a Autoridade da Concorrência nacional.


Festival de Dança arranca em Almada

O Festival Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival começou, dia 28, com o programa «Coevos, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, prosseguindo até ao próximo dia 21.
Criado em 1992, o festival tem como objetivo oferecer ao público um conjunto de eventos representativos da dança contemporânea nacional e internacional.
Além dos espetáculos, o festival organiza «workshops», exposições, encontros, vídeodança, reunindo companhias e criadores independentes de dança contemporânea de todo o mundo, de coreógrafos a bailarinos.


Prémio Paredes tem dois vencedores

O fadista Ricardo Ribeiro e o Quarteto ARTEMSAX & Lino Guerreiro são os dois vencedores do Prémio Carlos Paredes/2017, revelou, dia 2, a Câmara de Vila Franca de Xira.
Os trabalhos premiados foram, respectivamente, o álbum «Hoje é assim, amanhã não sei», e o «Projecto Michel Giacometti», e representam «o que de melhor se faz actualmente» no fado tradicional e na música tradicional.
O júri foi constituído pelo escritor José Jorge Letria, em representação da Câmara Municipal vila-franquense, pelo compositor e músico Pedro Campos, pelo crítico musical Ruben de Carvalho e pelo compositor e cantor Carlos Alberto Moniz, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores.


Faleceu o escritor Jorge Listopad

O escritor, professor e encenador checo Jorge Listopad, radicado há várias décadas em Portugal, morreu, dia 1, aos 95 anos, em Lisboa.
Nascido em Praga em 1921, onde se doutorou em Filosofia, vivia em Portugal desde a década de 1950, onde desenvolveu um prolífico percurso nas artes, da literatura ao teatro.
Recebeu vários prémios no nosso País, nomeadamente da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e da Presidência da República, que lhe atribuiu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Jorge Listopad foi ainda agraciado com a Medalha Militar Checoslovaca da Resistência (1945) e nomeado Companheiro do Marechal Tito (1946), tendo sido distinguido também com o Prémio da Academia de Artes e Ciências de Praga, pelo conjunto da sua obra.



Resumo da Semana
Frases