Aconteu
TdC aponta degradação no acesso à saúde

Uma auditoria do Tribunal de Contas ao acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que incidiu no triénio 2014-2016, concluiu que neste período ocorreu «uma degradação do acesso dos utentes a consultas de especialidade hospitalar e à cirurgia programada».
Nesse período, o tempo médio de espera para a realização de uma primeira consulta de especialidade hospitalar aumentou de 115 para 121 dias, interrompendo a tendência de redução dos tempos que se observava desde 2011, lê-se no documento divulgado dia 17.
Em matéria de cirurgia programada no SNS, observou-se um «aumento da lista de espera em 27 mil utentes (mais 15%), do tempo médio de espera em 11 dias (mais 13%) e do incumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos (de 7,4% em 2014 para 10,9% em 2016)».


Vigília assinala dia da erradicação da pobreza

Um conjunto de organizações promoveu, anteontem, 17, junto à Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, uma vigília para assinalar a jornada internacional pela erradicação da pobreza.
Outras iniciativas decorreram em vários pontos do país, de que são exemplos Évora, onde arrancou a acção «Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social», promovida pela EAPN Portugal, que decorre até dia 24 em todo o País.
Na mesma cidade alentejana teve lugar o seminário «A Concertação Estratégica no Combate à Pobreza», promovido pela Unitate – Associação de Desenvolvimento da Economia Social.
Em Braga, foi inaugurada na Praça da República a exposição «Construtores de Esperança» e no Funchal, o Núcleo da Madeira do Movimento Erradicar a Pobreza realizou uma iniciativa de contacto com a população.


Carga fiscal aumentou em 2017

No relatório que acompanha a proposta de OE2018, entregue ao parlamento, dia 13, o Governo estima que a carga fiscal tenha aumentado de 36,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 para 36,9 por cento do PIB em 2017, mas que venha a descer para 36,7 por cento do PIB no próximo ano.
No ano passado, o aumento na carga fiscal deveu-se aos impostos sobre a produção e a importação, cujo peso na economia sobe 0,2 pontos percentuais face a 2016, enquanto o peso dos impostos sobre o rendimento diminuiu 0,1 pontos percentuais no mesmo período.


Festival de Jazz começa hoje no Seixal

O Festival Internacional de Jazz do Seixal começa hoje, quinta-feira, 19, com a actuação do quinteto do guitarrista austríaco Wolfgang Muthspiel.
A programação, que decorre até dia 28, inclui proeminentes nomes do jazz, caso de Michaël Attias, bem como revelações recentes, de que é exemplo o projecto Slow Is Possible, composto por seis jovens músicos portugueses.
No cartaz destacam-se o quinteto de João Barradas e o quarteto do francês Dominique Pifarély e o do norte-americano Lee Konitz, que encerra a presente edição.


Doroteia Peixoto é campeã de maratona

A atleta dos Amigos da Montanha, Doroteia Peixoto, foi a portuguesa mais bem classificada na Maratona de Lisboa, realizada dia 15, ao terminar no quarto lugar da geral, com 2h40m02s, sagrando-se, dessa forma, Campeã Nacional da distância de 42km.
Na mesma prova, Augusto Costa, seu colega de equipa, sagrou-se campeão nacional de veteranos M45, sendo o sexto atleta português a cortar a meta.
Doroteia tem como objectivo principal desta época a conquista do campeonato da Europa, em Agosto do próximo ano.

Doroteia Peixoto é militante do PCP e integrou a lista da CDU à AM de Felgueiras.


Évora é palco de dança contemporânea

O Festival Internacional de Dança Contemporânea (FIDANC) foi inaugurado ontem, quarta-feira, 18, na cidade de Évora, onde decorrerá até ao dia 28 deste mês, com espectáculos, workshops e actividades educativas.
O evento tem lugar no Teatro Garcia de Resende, na Biblioteca Pública da cidade e no estúdio da Escola de Formação CDCE.
Sete criadores vão apresentar as suas coreografias e incentivar o contacto o público, através de um conjunto
de actividades paralelas.
«De Seda», da autoria e interpretada por Marina Nabais, foi a primeira obra a subir ao palco na edição deste ano.



Resumo da Semana
Frases