Acontecimentos do ano em imagens

BALANÇO São muitos os acontecimentos, lutas e iniciativas realizados em 2017 que ficarão gravados na memória do colectivo partidário e na consciência dos trabalhadores e do povo. Nas páginas que se seguem publicamos dezenas de imagens reveladoras do que foi o ano que agora termina, em termos de acção partidária, luta de massas e acontecimentos internacionais relevantes.

Pela sua carga histórica e emotiva mas também – e sobretudo – pela afirmação do PCP e do seu projecto, as comemorações do centenário da Revolução de Outubro tiveram uma importância singular. Nas várias acções promovidas em todo o País, de comícios e sessões públicas a debates e edições, sentou-se o capitalismo no banco dos réus e afirmou-se o socialismo como «exigência da actualidade e do futuro», citando a frase feliz que serviu de lema às comemorações do PCP.

Ao nível partidário, este foi ainda um ano de reforço da organização, acção e iniciativa, que se estendeu igualmente à JCP.

Mas 2017 foi também um ano de fortes lutas dos trabalhadores e do povo pelos seus direitos e rendimentos. Greves, manifestações, concentrações, petições, jornadas de mobilização e esclarecimento em torno da acção reivindicativa reforçaram a unidade e a resistência e abriram caminho a vitórias, algumas delas consagradas no plano institucional com a determinante intervenção do PCP.

Para além do seu valor intrínseco, toda esta actividade e combatividade valem também pelo que deixam de lastro para o ano que agora se inicia. Um ano exigente que terá pela frente grandes desafios e combates para levar mais longe a defesa, reposição e conquista de direitos e afirmar a política patriótica e de esquerda de que o País precisa e o PCP propõe.

Um ano que as batalhas e vitórias deste ano permitem enfrentar com redobrada confiança.

 

Caderno especial neste número do Avante!
(clique para desfolhar)




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: