Aconteu
«Time's Up» apoia vítimas de assédio

Mais de 300 actrizes, argumentistas, directoras e outras personalidades do cinema lançaram a 1 de Janeiro o projecto «Time's Up» para apoiar a luta contra o assédio sexual tanto em Hollywood como noutras profissões nos EUA, que inclui um fundo para apoio legal às vítimas de assédio sexual no trabalho.
Segundo a Lusa, a organização já arrecadou mais de 13 milhões de dólares (10,8 milhões de euros) dos 15 milhões de dólares (12,5 milhões de euros) que pretende para o fundo, destinado às pessoas que não dispõem de meios para se defender. Numa «carta de solidariedade» publicada no seu sítio da Internet e também numa página inteira no New York Times e no jornal de língua espanhola La Opinion, a organização sublinha que o «assédio persiste porque os perseguidores nunca sofrem as consequências das suas acções» e apela aos meios de comunicação social para destacarem os abusos que ocorrem «em campos profissionais menos glamorosos e menos valorizados» do cinema.
Entre os membros da «Time's Up» estão as actrizes Cate Blanchett, Ashley Judd, Natalie Portman e Meryl Streep, a presidente da Universal Pictures, Donna Langley, a escritora Gloria Steinem, a advogada e ex-chefe do Gabinete de Michelle Obama, Tina Tchen, e a co-presidente da Fundação Nike, Maria Eitel.


Morreu a actriz Guida Maria

A actriz portuguesa Guida Maria morreu anteontem, 2 de Janeiro, aos 67 anos vítima de cancro.
Nascida em Lisboa, em 1950, Guida Maria fez cinema, ficção em televisão, mas sobretudo teatro, tendo participado em cerca de 40 peças, entre as quais «A mãe», «Auto da geração humana», «A casa de Bernarda Alba» e, possivelmente, uma das mais conhecidas da carreira, «Os monólogos da vagina».


Dívida pública aumentou em Novembro

A dívida pública na óptica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, subiu em Novembro para 242,8 mil milhões de euros, face ao mesmo mês de 2016, informou no dia 2 o Banco de Portugal (BdP). O aumento, em termos homólogos, é de 975 milhões de euros.
Em relação a Outubro, a dívida pública diminuiu 2,4 mil milhões de euros em Novembro, o que o BdP justifica com o «reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional», no valor de 2,8 mil milhões de euros.
Quanto à dívida pública líquida de depósitos das administrações públicas, ficou em 222,2 mil milhões de euros em Novembro, menos 620 milhões de euros em relação a Outubro, mas mais 3,5 mil milhões de euros face a Novembro de 2016.
O BdP informou ainda que os activos em depósitos das administrações públicas diminuíram 1,8 mil milhões de euros, face a Outubro.


2017 foi o segundo mais quente em 86 anos

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgado na semana passada, o ano de 2017 é o segundo mais quente dos últimos 86 anos e está entre os quatro mais secos desde 1931.
Segundo o índice meteorológico de seca do IPMA, no final de Dezembro verificou-se, relativamente a 30 de Novembro, um desagravamento da intensidade da seca meteorológica, com cerca de 60% do território (regiões a Sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela) nas classes de seca severa e extrema.
A quantidade de água armazenada em Dezembro subiu em cinco bacias hidrográficas de Portugal continental mas desceu em sete, em comparação com o mês de Novembro, de acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras divulgado esta terça-feira. O boletim do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos indica que das 60 albufeiras monitorizadas, cinco apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 24 têm disponibilidades inferiores a 40%.


Reabertura de juízos com balanço positivo

Os 43 juízos de proximidade que fazem parte do mapa judiciário português, 20 dos quais reabertos há um ano, registaram um total de cerca de 175 mil actos praticados em 2017, entre julgamentos (mais de mil) e outros atendimentos. De acordo com dados fornecidos à agência Lusa pelo Ministério da Justiça a propósito da nova Lei da Organização do Sistema Judiciário, foram realizados nestes locais, até 21 de Dezembro, 1176 julgamentos, envolvendo 7432 intervenientes. Ao nível de atendimentos, foram ecfetuados 44 000 telefonicamente e 44 873 de forma presencial, para além de 3207 outras diligências não especificadas.
A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, considera que estes dados permitem fazer um «balanço muito positivo» da reabertura dos espaços e destaca o facto de o funcionamento destes 20 juízos de proximidade ter devolvido «a presença simbólica do Estado numa função de soberania a parcelas do território que tinham ficado privadas dela».



Resumo da Semana
Frases