Karl Marx nasceu a 5 de Maio de 1818
Conferência do PCP sobre Karl Marx a 24 e 25 de Fevereiro em Lisboa

MARXISMO O PCP promove a 24 e 25 de Fevereiro, na Voz do Operário, em Lisboa, uma conferência sobre o pensamento e a acção de Karl Marx, inserida no programa de comemorações do II centenário do seu nascimento.

A conferência de Lisboa é a primeira iniciativa do programa de comemorações do PCP, que tem como lema II Centenário do Nascimento de Karl Marx – Legado, Intervenção, Luta. Transformar o Mundo. Nela serão abordados diferentes temas das áreas da economia, organização social, filosofia, cultura e política, utilizando e enriquecendo o legado conceptual de Marx. Como se garantiu já no Avante! de 21 de Dezembro de 2017, na conferência não serão esquecidos os desenvolvimentos criativos de Engels e de Lénine, bem como do movimento comunista internacional e em particular do PCP.

Nesta iniciativa, como em todo o programa de comemorações, pretende-se não apenas aprofundar a apreensão teórica do pensamento e acção de Marx e da sua dinâmica histórica como também abrir perspectivas de uma intervenção transformadora da realidade ou não tivesse sido o próprio Marx a realçar o carácter decisivo dessa mesma transformação. Nesse mesmo Avante! citava-se Álvaro Cunhal, que rejeitava o carácter meramente evocativo de qualquer comemoração. Para o histórico dirigente do PCP, comemorar era, mais do que «memoriar o passado», uma forma de «intervir e lutar no presente e de perspectivar com confiança a luta futura».

As inscrições para participar na conferência estão já abertas e podem ser feitas até 16 de Fevereiro junto das organizações do PCP e pela Internet, em www.pcp.pt. Os trabalhos decorrem entre as 10h30 e as 18h30 de sábado e as 10h00 e as 17h30 de domingo, sendo a credenciação dos participantes efectuada antes do início do primeiro dia de trabalhos. Os participantes deverão ter isto em conta na organização das suas deslocações. Quem quiser almoçar no refeitório da Voz do Operário e precisar de alojamento deverá indicá-lo na ficha de inscrição.

Para além da conferência, estão já marcadas outras grandes iniciativas no âmbito destas comemorações: um comício no Porto a 5 de Maio, dia do nascimento de Karl Marx, e uma sessão evocativa dos 170 anos de O Manifesto do Partido Comunista, a 6 de Abril, em Almada.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: