Aconteu
Selecção conquista europeu de futsal

Portugal conquistou pela primeira vez o título de campeão europeu de futsal, o vencer a Espanha por 3-2, na final disputada, dia 11, em Ljubljana, capital da Eslovénia.
Ricardinho, capitão da selecção das quinas e eleito o melhor jogador da competição, inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. A Espanha respondeu marcando dois golos, mas Bruno Coelho conseguiu empatar aos 39 minutos. A vitória foi alcançada no último minuto do prolongamento, através de um livre directo, concretizado por Bruno Coelho.


Espectáculo revisita indústria têxtil do Ave

O declínio da indústria têxtil do Vale do Ave e as lutas do operariado por melhores condições de trabalho são o pano de fundo da peça «Eu uso termotebe e o meu pai também», estreada, dia 8, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
Levado à cena pela companhia de Coimbra Casa da Esquina, o espectáculo tem encenação de Ricardo Correia que é também o autor do texto, construído com base em cerca de duas dezenas de testemunhos de operários fabris, empresários, sindicalistas e sociólogos.
Nesta esta peça, o autor apresenta uma «reflexão sobre o trabalho, a emancipação dos trabalhadores e a sua consciência de classe».
Depois da estreia na capital, o espetáculo subirá ao palco em Coimbra, Aveiro e Guimarães.


Jovens integram orquestra europeia

A Orquestra de Jovens da União Europeia selecionou 22 músicos portugueses, 12 como membros efectivos e dez como reservas, tornando Portugal no terceiro país mais representado, apenas ultrapassado pelo Reino Unido e pela Espanha.
Em anos anteriores, a orquestra teve no máximo oito efectivos portugueses, de acordo com um comunicado da Direcção-Geral das Artes, divulgado dia 8.
A Orquestra, que reúne actualmente 118 músicos de todos os países da União Europeia, viu assegurado o seu financiamento no final de Janeiro, depois de em 2016 ter anunciado o seu encerramento por falta de meios.


Exposição mostra espólio de Nureyev

A Biblioteca Nacional inaugurou, dia 8, uma exposição dedicada ao bailarino soviético, Rudolf Nureyev, com peças pertencentes ao espólio do poeta e coleccionador Alberto de Lacerda.
A mostra, intitulada «Nureyev no espólio de Alberto de Lacerda», patente até dia 14 de abril, incluiu fotografias, cartazes, programas de espectáculos, livros e obras de arte, a par de textos e poemas escritos pelo poeta e coleccionador.
O bailarino, nascido em 1938, na União Soviética, onde foi solista no Teatro Kírov, em Leningrado, radicou-se no Reino Unido, em 1962, onde prosseguiu a sua carreira de sucesso. Considerado o maior bailarino clássico de sempre, viria a falecer em 1993, em Paris, França, onde foi director do ballet da Ópera de Paris, entre 1983 e 1989.


Faleceu o arquitecto Hestnes Ferreira

O arquitecto Raul Hestnes Ferreira, 86 anos, faleceu, dia 11, em Lisboa. Nascido na capital, em 1931, despertou para arquitectura por influência de Francisco Keil do Amaral.
Filho do escritor José Gomes Ferreira (1900-1985), Hestnes Ferreira projectou, entre outros edifícios, a Casa da Cultura de Beja, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o novo edifício do ISCTE e a Biblioteca de Marvila.
Fez igualmente o projecto de renovação do café Martinho da Arcada e desenhou o bairro das Fonsecas e Calçada, em Alvalade, Lisboa, das cooperativas Unidade do Povo e 25 de Abril, que remonta a 1975.
Recebeu o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo da Associação Internacional de Críticos de Arte, o Prémio Nacional de Arquitectura da antiga associação de arquitectos e Prémio Valmor.


«Balada de um Batráquio» soma prémios

A curta-metragem «Balada de um batráquio», de Leonor Teles, venceu o grande prémio do festival alemão Stuttgarter Filmwinter, que terminou, dia 11, em Estugarda, Alemanha.
O júri atribuiu o prémio máximo da competição internacional a Leonor Teles pelo carácter experimental do filme e por conter uma declaração política, lê-se na página oficial.
A película aborda a prática comum em Portugal do uso de sapos de cerâmica por lojistas e proprietários de cafés e restaurantes, como forma afastar membros da comunidade cigana.



Resumo da Semana
Frases