Breves
Alternativa para Lisboa

Na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, a 27 de Fevereiro, PS e PSD reprovaram uma moção do PCP que pedia a «suspensão imediata» da proposta do novo Centro de Saúde da Ajuda, uma vez que implica «adaptação do edifício do Posto de Limpeza da Ajuda para o uso pretendido (construção do centro de saúde), a construção/adaptação de outro espaço para o futuro Posto de Limpeza e a construção de um novo edifício para o Centro de Saúde do Restelo». Em alternativa, os comunistas defendem a construção de um edifício de raiz.

Neste órgão, foram ainda aprovadas as recomendações dos eleitos do PCP para melhores e mais dignas condições de trabalho no município de Lisboa e para a regularização da situação contratual dos trabalhadores autárquicos com vínculos precários.


Intervir em Gaia

Na reunião da Assembleia Municipal de Gaia, a 26 de Fevereiro, a CDU congratulou-se com a aprovação da compra de um terreno da antiga Fábrica Cerâmica das Devesas para que se possa criar um espaço museológico relativo às grandes tradições da cerêmica gaiense.

Aprovada foi também – com os votos contra do PSD e do CDS – a regularização de vínculos de um conjunto de trabalhadores que, exercendo funções de carácter permanente, têm sido mantidos num regime de precariedade que urge terminar. Neste ponto, por haver «muitas interrogações» sobre os Contratos Emprego-Inserção, a CDU requereu informações à autarquia.


Obras para o IP3

Uma moção da CDU sobre a necessidade de obras no IP3 foi aprovada, dia 26 de Fevereiro, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Viseu. No documento, exige-se, entre outros aspectos, o alargamento das faixas (para quatro) e a instalação de um separador central em toda a extensão da via.


Propostas para Lagos

Nas reuniões de 26 e 27 de Fevereiro, a Assembleia Municipal de Lagos aprovou, por unanimidade, uma moção da CDU a reivindicar a abolição de portagens na Via do Infante e a rápida conclusão da requalificação da EN 125. Outros seis documentos apresentados pela Coligação PCP-PEV mereceram a concordância das outras forças políticas representadas neste órgão.


Fim de PPP em Odivelas

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas pronunciaram-se, dia 26 de Fevereiro, sobre a Proposta de Dissolução e Liquidação da Sociedade Odivelas Viva.

Para a Coligação PCP-PEV, o fim desta parceria público-privada (PPP), bem como a internalização dos serviços, «é o corolário lógico de um caminho que nunca devia ter sido percorrido» e representa «uma derrota política das forças que decidiram, em conjunto, a formação desta parceria».


Nazaré precisa de Cultura

Na Assembleia Municipal da Nazaré, a 23 de Fevereiro, a CDU apresentou uma declaração política sobre «Cultura». No documento, os comunistas destacaram o «importante papel» que poderá ter a reactivação do Cine-Teatro da Nazaré e defenderam a «construção de um plano cultural ambicioso» para o concelho.

Entre outras propostas, a CDU recomenda a criação das «condições necessárias para destinar um por cento do orçamento municipal para a Cultura».


Quartel para a Moita

Por iniciativa da CDU, a Assembleia Municipal da Moita aprovou no dia 23 de Fevereiro – com os votos contra do PS e a abstenção do PAN – uma moção a exigir do Governo a construção de um novo quartel da GNR no concelho. O equipamento deverá ser implementado no antigo quartel de Bombeiros da Moita.


Madeira sem POOC

No dia 28, a CDU alertou para a falta de elaboração de um Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) da Madeira, a única região do País que não tem uma visão planificada para o Litoral.


Cuba apoia associações

Em Fevereiro, a Câmara Municipal de Cuba atribuiu 143 mil euros em apoios às associações do concelho. Para a autarquia, esta é a demonstração do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas associações em prol da comunidade.


Trabalhar por Alcácer do Sal

Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, esteve reunido com a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, no dia 1. Em causa está a falta de assistentes operacionais no Agrupamento de Escolas do concelho.

No dia 3, foi inaugurada na Biblioteca Municipal a exposição de fotografia «Alcácer Terra Mágica», de Axel Lipinski.