Aconteu
Salários em Portugal recuaram 8,3% face a 2010

Os salários reais em Portugal continuam muito abaixo do nível de 2010, apesar de terem evoluído ligeiramente em 2016.
De acordo com dados divulgados, dia 19, pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES), os salários reais recuaram 8,3 por cento em Portugal entre 2010 e 2017, tendo conhecido um aumento de 0,1 por cento, entre 2016 e 2017.
Apoiando-se nos números apurados pelo Instituto Sindical Europeu sobre o mercado laboral na Europa, a CES aponta que há nove países na UE onde os trabalhadores ganharam menos em 2017 do que em 2010. Para além de Portugal estão neste grupo a Itália, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Grécia, Finlândia, Croácia e Chipre.


Metade das ferrovias está em mau estado

Quase 60 por cento das vias férreas portugueses têm um índice de desempenho medíocre ou mau, de acordo com o relatório do estado da infra-estrutura, de Maio de 2017, divulgado, dia 13, pelo jornal Público.
Segundo o jornal, os troços em pior estado são os de Ovar-Gaia (Linha do Norte), Tua-Pocinho (32 quilómetros na Linha do Douro) e a via estreita de Espinho a Oliveira de Azeméis e de Aveiro a Sernada do Vouga (68 quilómetros).
A Infraestruturas de Portugal (IP) garante, no entanto, que a rede ferroviária nacional é segura, com desempenho «globalmente positivo».


Água da torneira é mais segura

A água da torneira é globalmente mais segura do que a água engarrafada, conclui a investigadora Sherri Mason, da universidade estadual de Nova Iorque, que analisou 250 garrafas de marcas mundiais, oriundas de nove países.
Os resultados indicaram a presença de partículas de plásticos em 93 por cento do vasilhame, que «provêm da própria garrafa, da tampa e do processo industrial de engarrafamento», disse Sherri Mason, dia 14, à agência France Presse, aconselhando o consumo preferencial da água da torneira.


Telma Monteiro conquista ouro na Rússia

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou, dia 17, a medalha de ouro na categoria de 57kg do Grande Slam de Ekaterinburgo, na Rússia.
A atleta bateu na final a chinesa Cheng-ling Lien, de Taipé, por ippon. Antes, a judoca do Benfica havia batido a mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo e a russa Daria Mezhetskaia, para vencer o Grupo B, e a japonesa Momo Tamaoki, nas meias-finais.


Stephen Hawking morre aos 76 anos

O físico britânico Stephen Hawking, que se destacou na área da relatividade e dos buracos negros, morreu, dia 14, aos 76 anos de idade, na sua casa em Cambridge.
Apesar de sofrer de esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos, Hawking foi até ao fim da vida professor de matemática na universidade de Cambridge, tornando-se um dos cientistas mais famosos do mundo.


Livro regista luta dos bancários

O livro «Bancários Porto Anos 60 e 70» foi apresentado, dia 14, (data em que se assinala a publicação do decreto da nacionalização da banca, em 1975), na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC), no Porto.
A sessão, amplamente participada, contou com a presença dos três autores da obra, a saber, Avelino Gonçalves, João Fonseca e Manuel Gaspar Martins, bem como de Joaquim Marques, presidente da direcção do Sindicato dos Bancários antes do 25 de Abril.



Resumo da Semana
Frases